Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
Um estudo desenvolvido na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard descobriu que a ingestão diária de chá verde, nozes e de uma alga conhecida como mankai reduziu a degeneração cerebral em adultos às vésperas da terceira idade. E a chamada dieta mediterrânea “verde” também se mostrou eficiente na perda de peso e na redução da doença hepática gordurosa.
Como a alga mankai é cara e difícil de ser encontrada, os cientistas norte-americanos admitiram que outros vegetais ricos em polifenóis podem substituí-la. E a sugestão da pesquisadora sênior de Harvard, Iris Shai, é a substituição da alga mankai pelo cânhamo, ou ‘maconha de boa qualidade’, como define o Dicionário Oxford. Shai também indica a chia, a quinoa e o linho como alternativas à planta aquática.
Continua depois da publicidade
Esse regime alimentar também apresentou benefícios cardiometabólicos e contribuiu para retardar o envelhecimento do hipocampo, área do cérebro responsável pela memória.
A pesquisa submeteu 294 homens e mulheres durante 18 meses a três dietas diferentes, todas elas consideradas muito saudáveis. Portanto, os resultados obtidos com a dieta mediterrânea “verde” foram até melhores do que os apresentados pelo grupo submetido à dieta mediterrânea clássica.
Continua depois da publicidade
Há décadas, a dieta mediterrânea é sinônimo de longevidade saudável por priorizar o consumo de alimentos frescos como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo. O cardápio reduz ao máximo alimentos industrializados.
O estudo com a dieta “verde” foi publicado recentemente nas revistas científicas Clinical Nutrition e Medical News Today.
Geração própria de...
O aumento no custo com a energia elétrica em 2021 provocou uma corrida em busca de painéis fotovoltaicos. Segundo dados divulgados nesta semana pela associação do setor, o País saltou de 511 mil consumidores de energia solar em março de 2021 para 1,1 milhão agora.
... energia solar dobrou...
A geração própria de energia solar dispõe hoje de 9 gigawatts de potência instalada no País. Em março de 2021, eram 4,9 GW...
...em 12 meses
Para quem não tem condições de investir nos painéis fotovoltaicos, uma alternativa é a adesão gratuita às fazendas de energia solar, que injetam no sistema a eletricidade gerada em propriedades rurais. A economia na conta de luz aí na cidade pode chegar a 20%...
Roteiro do queijo minas...
O Governo de Minas Gerais acaba de reconhecer a região de Diamantina como produtora do legítimo queijo minas artesanal. O reconhecimento levou em consideração o sabor, é claro, além de 230 anos de história na produção da iguaria feita com leite cru, coalho, fermento natural, sal e prensagem manual.
...com cerveja artesanal e vinho
Agora, a cidade histórica de Diamantina trabalha para consolidar um circuito turístico reunindo o queijo minas, as cervejas artesanais e os vinhos locais feitos com uvas cabernet e syrah.
Filosofia do campo:
“Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo”, Carlos Drummond de Andrade (1902/1987), poeta mineiro.
Continua depois da publicidade