Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
Com temperaturas amenas, chuvas moderadas e sol acolhedor, o outono é a época mais propícia à produção de verduras e legumes. Também é tempo de colheita farta em pomares de tangerina, laranja, abacate, caqui, maçã, pera e banana. Portanto, nesta fase do ano é possível encontrar esses frutos com preços mais acessíveis. Os produtos sazonais também costumam ter sabor mais acentuado, além de cor, aroma e textura mais evidentes.
No mar, a estação é sinônimo de fartura nas capturas da meca, do namorado e da abrótea. A tainha também já começa a aparecer nas feiras e mercados de peixe...
Continua depois da publicidade
Na Ceagesp, a maior central atacadista de alimentos in natura da América Latina, é época de abundância na oferta de abóbora japonesa e abóbora seca, abobrinha brasileira e batata doce amarela, cará, chuchu, inhame, jiló, mandioca e mandioquinha.
No cinturão verde da Grande São Paulo e nas demais regiões produtoras do Estado, é tempo de colheita de agrião, chicória, espinafre, louro, moiashi, mostarda, rabanete, repolho e salsa.
Continua depois da publicidade
Maio também registra grande oferta de alho estrangeiro, amendoim, canjica, cebola estrangeira e milho de pipoca nos mercados, feiras-livres e sacolões.
Crime organizado...
Criado em 2006, o programa que autoriza a concessão de florestas nacionais à iniciativa privada virou mico. Dos 43 milhões de hectares disponíveis, apenas um milhão foi efetivamente arrendado por empresas, que só podem explorar a madeira de forma sustentável.
Continua depois da publicidade
...se infiltra nas florestas,...
E esse desinteresse se deve à concorrência desleal com a madeira extraída de maneira criminosa em áreas desmatadas ilegalmente, com a anuência tácita ou explícita do próprio Governo Federal.
...mas MP e crédito de carbono...
Continua depois da publicidade
Porém, nesta semana, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória 1151, de autoria do Ministério do Meio Ambiente, que autoriza arrendatários de florestas a emitir créditos de carbono.
...podem inibir desmatamento
E isso deve tornar as concessões mais lucrativas, criando mais um ativo à disposição das empresas que queiram assumir as florestas nacionais. Os créditos de carbono poderão ser vendidos a outras empresas e países com passivos ambientais.
Continua depois da publicidade
As tartarugas, o mar...
Um consórcio internacional de cientistas acaba de publicar o mais completo sequenciamento genético de duas espécies de tartarugas marinhas. Vítimas da poluição no mar, da pesca incidental e da caça para sobrevivência, as tartarugas também têm sofrido com um vírus do herpes que provoca tumores fatais.
...o herpes, os tumores...
Continua depois da publicidade
A esperança é que o sequenciamento genético da tartaruga-de-couro e da tartaruga-verde aumente a compreensão sobre o sistema imunológico desses animais e, consequentemente, possibilite a descoberta de antídotos contra o herpes e o câncer em outras espécies.
... e a esperança!
As tartarugas estão vulneráveis à extinção e os cientistas brasileiros, alemães e norte-americanos mapeiam agora o código genético das outras cinco espécies de tartarugas marinhas cujos ancestrais, depois de abandonarem o mar e se adaptarem à terra, voltaram à água há 100 milhões de anos.
Continua depois da publicidade
Filosofia do campo:
“O mundo rico respira pelos pulmões verdes dos países do Sul global”, Arlette Soudan, ministra do Meio Ambiente da República do Congo.
Continua depois da publicidade