Continua depois da publicidade
Maior produtor global de laranja e responsável por 79% do suco da fruta comercializado no mundo, o Brasil observa um declínio alarmante da produção no cinturão citrícola formado pelo Interior de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro. A safra atual é a quarta seguida com queda na quantidade de laranjas colhidas. E isso já impacta a exportação de suco, que caiu 7,25% no período de julho a dezembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2022. E a drástica redução na oferta da fruta impacta o preço pago pelo consumidor. No campo, a caixa de 40,8 quilos atingiu o maior valor nominal da história, com alta de 19,9% só nos 20 primeiros dias deste ano.
Porém, a escassez de laranja no mercado parece não ter afetado as indústrias de suco. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior compilados pela CitrusBR, o faturamento com as exportações cresceu 20,7% em 2023, atingindo a marca de U$ 1,3 bilhão só no segundo semestre do ano passado. A Citrus BR é a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos. O Brasil responde por 79% de todo o suco de laranja comercializado no mundo. E o Porto de Santos é o maior cais exportador do produto.
Continua depois da publicidade
Mas, a queda na produção da fruta não atinge só o Brasil. E essa redução foi causada, principalmente, pelo avanço de uma doença que surgiu na Ásia há cem anos. O mal foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2004 e é conhecido tecnicamente como huanglongbing (HLB), ou greening.
Antes de invadir a América do Sul, o greening já havia devastado pomares na Europa e na Flórida, no sul dos Estados Unidos, até então a maior produtora de laranjas no mundo. Apesar dos prejuízos em escala global, nenhum fabricante de venenos agrícolas conseguiu desenvolver qualquer solução eficaz contra o HLB. Resta apenas ao produtor eliminar as plantas infectadas.
Continua depois da publicidade
Causada por uma bactéria, a doença tem como vetor uma cigarra minúscula, com comprimento de 2 a 3 milímetros. O inseto é muito frequente nos pomares nas épocas de brotação das flores que darão origem às frutas. Uma vez contaminado, transmite a bactéria para as plantas ao sugar sua seiva.
Dados do Fundecitrus apontam que a safra 2023/2024 de laranja está estimada em 307,2 milhões de caixas de 40,8kg. “A safra da Flórida é a menor de todos os tempos e a produção brasileira nos leva a um cenário bastante desafiador do ponto de vista de oferta de produto”, pondera o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
O Fundecitrus é o Fundo de Defesa da Citricultura. A entidade desenvolve conhecimento contra o greening a partir de Araraquara, na região central do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Desde novembro, o Repórter da Terra acompanha o avanço nos preços da laranja. Naquele mês, o valor bateu recorde histórico de R$ 49,15 pela caixa de 40,8 quilos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Escola de Agronomia da USP. Essa já era a maior cotação desde 1994, quando o Cepea iniciou o acompanhamento do mercado e representava uma alta de 60,7% em 12 meses.
Desde então, os preços continuaram subindo a ladeira. Neste mês, a mesma caixa de laranja vem sendo comercializa por mais de R$ 80,00.
Senado avalia projeto...
Continua depois da publicidade
O Senado Federal avalia um projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que pretende financiar a construção de armazéns às margens de rodovias federais para estocar grãos. A medida visa combater o desperdício, já que parte da produção acaba ‘armazenada’ a céu aberto, perdendo qualidade. Outro objetivo é oferecer alternativas para os momentos de crise na oferta de alimentos, seja por quebra nas safras causadas por motivos climáticos ou pelo aumento das exportações. Com os grãos armazenados e disponíveis em momentos críticos, torna-se mais fácil controlar a inflação dos alimentos.
...que amplia armazenagem...
O PL 6.042/2023 estabelece que os armazéns e silos construídos no âmbito do Programa de Armazenagem Nacional deverão ser financiados por depósitos compulsórios de instituições financeiras, fundos de investimento específicos, emissão de debêntures e Certificados de Recebíveis Agrícolas e Imobiliários. Do valor gasto na construção dos silos e armazéns, 95% devem ser destinados à aquisição de produtos ‘Made in Brazil’, de forma a fomentar as indústrias de construção civil e de metalurgia brasileiras.
Continua depois da publicidade
... de grãos e controla inflação
Apresentado em 14 de dezembro, o projeto aguarda análise da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Depois passará pelo crivo da Comissão de Agricultura (CRA). Se for aprovado, o texto poderá seguir diretamente para a apreciação da Câmara dos Deputados.
Filosofia do campo:
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, Fernando Pessoa (1888/1935), poeta português.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade