Repórter da Terra

Mercado tem trigo de sobra. Mesmo com dólar caro, não há justificativa para aumento no pão

Continua depois da publicidade

O Conselho Internacional de Grãos, com sede em Londres, aumentou ontem a previsão para a safra global de trigo 2015/16. No total, serão colhidas sete milhões de toneladas acima do que era previsto para este ano-safra. No total, o mundo deverá colher 727 milhões de toneladas. O otimismo se justifica pelos ganhos de produção da União Europeia e Rússia. Essa boa notícia surge justamente no mês em que as cotações do trigo atingiram o menor valor dos últimos cinco anos na Bolsa de Chicago, que baliza o preço dos cereais em todo o mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mais: apesar do excesso de chuva das últimas semanas no Rio Grande do Sul e no Paraná, maiores produtores do grão no País, o Brasil está perto de colher uma quantia recorde neste ano.

Continua depois da publicidade

Cálculos apresentados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Trigo mostram que essa colheita promissora deverá derrubar em 13,5% as importações brasileiras de trigo em 2015. E a expectativa é que o consumo de farinha e derivados caia perto de 3% neste ano.

Portanto, apesar da disparada do dólar, moinhos e padarias não têm justificativa para aumentos acentuados no preço da farinha de trigo, dos pães e das massas. Também não aconteceram aumentos recentes nos combustíveis, energia elétrica e mão de obra que ainda não tenham sido repassados ao consumidor.

Continua depois da publicidade

 

Estado de SC demarca...

Desde a semana passada, Santa Catarina passou a ser o único estado do País com parques aquícolas demarcados e regularizados. Ao todo serão 812 fazendas marinhas, com área média de 1,5 hectare (equivalente a 1,5 campo de futebol). Cada área foi concedida por 20 anos pelo Ministério da Pesca, após licitação.

Continua depois da publicidade

...812 fazendas marinhas

Com isso, criadores de ostras e mariscos poderão obter financiamentos públicos a juros baixos para investir na produção. As fazendas se estendem desde Palhoça até São Francisco do Sul, passando por Florianópolis. A Fiesp e o Governo de SP firmaram parceria no início do mês para viabilizar parques aquícolas no Estado.

Ceia de Natal ficará...

Continua depois da publicidade

Não bastasse a alta do dólar, que encarece produtos como bacalhau e espumantes, o clima também não colabora. Principal produtor de uvas, pêssego, pêra e ameixa do País, a Serra Gaúcha contabiliza os prejuízos com a geada inesperada deste mês.

...mais cara!

Nesta semana, a Prefeitura de Caxias do Sul decretou situação de emergência devido a perdas de 60% nos parreirais de uva, 80% no cultivo de pêssego, 70% no de ameixa e 60% no de pêra. Há prejuízos severos também nos municípios de Farroupilha e Flores da Cunha, grandes produtores de kiwi e maçã.

Continua depois da publicidade

Ervas calmantes

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e o uso de todos os lotes dos chás de camomila e cidreira, de maçã e hortelã, de maçã e canela, todos da marca Da China. Também está proibido o chá noite tranqüila aromático, da marca Chileno. Todos são fabricados pelo Laboratório Vida e Saúde.

Ofertas na feira

Continua depois da publicidade

Mamão papaia, laranja pera, carambola, melão amarelo, goiaba branca, berinjela, cenoura, tomates carmem e rasteiro, abóbora moranga, cará, cebolinha, gengibre, coentro, couve manteiga, repolho, escarola, salsa, alfaces crespa e lisa, cebola espanhola e batata lavada fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Filosofia do campo:

“Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a primavera de aparecer”, Pablo Neruda (1904/1973), poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software