Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou em sua conta no Twitter um corte de 70% nos cargos comissionados do extinto Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), absorvido pela Agricultura há um mês. Kátia aproveitou a prisão de integrantes do alto escalão do antigo MPA, que era comandado pelo PMDB, para enxugar os gastos com pessoal. A ação da Polícia Federal, na semana passada, constatou a concessão de licenças irregulares de pesca, que teriam causado prejuízo ambiental de R$ 1,3 bilhão.
Com isso, o setor teme o enfraquecimento de políticas públicas e a perda de representatividade com o desmonte da estrutura do finado MPA. E a pesca marítima deve ser a maior prejudicada, tanto a industrial quanto a artesanal.
Continua depois da publicidade
Ligada ao agronegócio e à criação de bois, Kátia tende a preservar a aqüicultura (criação de peixes em cativeiro), especialmente no Brasil Central e em estados da Região Norte, como Rondônia, campeão brasileiro na produção de peixe em 2014.
A ministra determinou até a transferência dos móveis do antigo Ministério da Pesca para a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no estado do Tocantins, onde fica o seu domicílio eleitoral. O centro de pesquisa está em construção e será especializado em pesquisas voltadas à aqüicultura.
Continua depois da publicidade
A Bahia festiva e o café
Um café produzido na Chapada Diamantina, na Bahia, é o melhor do Brasil. O grão colhido no município de Piatã acaba de vencer o Cup of Excellence 2015, da Associação Brasileira de Cafés Especiais. O vice-campeão também é de Piatã. Os dois venceram outras 362 amostras de café produzidas em SP, MG, ES e PR.
Continua depois da publicidade
‘Caldinho de feijão e...
Patrimônio imaterial das Alagoas, o sururu (marisco coletado na Lagoa do Mundaú) é a maior referência da culinária alagoana, junto com o feijão-de-corda e a manteiga de garrafa. Mas a terra de Djavan, Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda entrou de vez no mapa do agronegócio mundial.
..manga rosa das boas...
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez na história, Alagoas está exportando soja, colhida a apenas 300 km do terminal portuário da Barra dos Coqueiros, no Sergipe. Essa localização estratégica facilita o escoamento para a União Europeia e economiza até 1.700 km de estradas desde as fazendas do Centro-Oeste até os portos do Sul/Sudeste.
...é coisa das Alagoas’
O Estado também está prestes a inaugurar a primeira indústria para produção de leite em pó da Região Nordeste. Serão processados 160 mil litros por dia. Um dos objetivos é abocanhar parte do mercado da Rússia. Neste ano, Moscou autorizou a importação de produtos lácteos brasileiros, em substituição aos similares europeus.
Continua depois da publicidade
Gengibre contra dor
Usado na Ásia há séculos, o gengibre é eficiente no combate à dor de cabeça. Segundo especialistas em fitoterapia, ralado na água fervente (chá), ele é capaz de reduzir a dor no mesmo tempo que uma aspirina.
Ofertas na feira
Manga tommy, mamão papaya, banana prata, jabuticaba, carambola, melão amarelo, goiaba branca, pepinos comum e japonês, gengibre, abóbora moranga, tomate rasteiro, milho verde, couve, espinafre, escarola, alho poró, cebolas nacional e espanhola e batata lavada fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.
Continua depois da publicidade
Filosofia do campo:
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente”, Euclydes da Cunha (1866/1909), jornalista e escritor carioca in Os Sertões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade