Repórter da Terra
Continua depois da publicidade
Depois de reunir dados e realizar análises entre 2001 e 2014, pesquisadores americanos chegaram à conclusão que a ingestão freqüente de peixes pode reduzir a depressão. Os participantes que ingeriam quantidades significativas de peixe reduziram em 17% o risco de depressão, quando comparados aos outros que comiam menos. O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology & Community Health.
A pesquisa utilizou um banco de dados onde foram encontrados 101 artigos científicos sobre a depressão. Estes estudos envolvem 150 mil participantes.
Continua depois da publicidade
Os cientistas acreditam que o ômega 3 encontrado nos peixes pode alterar a microestrutura das membranas cerebrais e modificar a atividade dos neurotransmissores (dopamina e serotonina).
Além disso, a alta quantidade de proteínas, vitaminas e minerais encontrados nos peixes também pode ajudar a afastar a depressão. Porém, estudos futuros são necessários para investigar se o resultado varia conforma a espécie de peixe.
Continua depois da publicidade
A doença afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e é considerada uma das principais causas de incapacidade. E a depressão caminha para ser a segunda principal causa de problemas de saúde até 2020.
Será que vai chover?
Continua depois da publicidade
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) prevê 40% de possibilidade de que as chuvas situem-se dentro da média climatológica paulista nos próximos três meses. Mas o verão deve repetir as condições climáticas dos últimos anos. Ou seja, chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas.
“O estoque do boteco...
O Brasil produzirá um volume recorde de 30 bilhões de litros de etanol na safra que acaba de ser colhida e dura até março de 2016. É o que o setor chama de safra alcooleira. Traduzindo: o preço do biocombustível está mais vantajoso que o do açúcar. Então, a maior parte da cana colhida é destinada à produção do etanol.
Continua depois da publicidade
...já está pra terminar”
Mas, como o consumo interno explodiu em 2015, após a volta da Cide ao preço da gasolina, o estoque de etanol será baixo ao final da safra, para apenas 15 a 20 dias.
Inflação
Continua depois da publicidade
O consumidor que ‘visita’ o mercado só uma vez a cada 30 dias vai se surpreender quando voltar às compras nesta virada de mês. O frango perdeu a competitividade com a carne bovina devido às altas sucessivas em setembro causadas pelo aumento nas exportações. Feijão e arroz também sofreram altas significativas no mês.
Café na contramão
Divulgada agora, a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café apontou aumento de 5,6% nas vendas internas entre agosto de 2014 e julho de 2015. O maior impulso veio do segmento de doses únicas, em cápsulas, com alta superior a 50%.
Continua depois da publicidade
Gluten Free SP
A 6ª edição do Gluten Free São Paulo terá oficinas culinárias especializadas em alimentos sem lactose, sem soja e sem glúten. O evento acontece de 3 de outubro a 21 de novembro, na Fecomércio, e está com inscrições abertas. A programação inclui novidades em suplementos, nutracêuticos e alimentos funcionais.
Filosofia do campo:
Continua depois da publicidade
“Na beirada das ondas a minha alma abriu-se para a vida como se abre a flor da murta para o sol do estio”, Vicente de Carvalho (1866/1924), poeta santista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade