Repórter da Terra

Brasil desenvolve feijão rico em vitamina essencial para crianças

Continua depois da publicidade

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e cientistas mexicanos anunciaram nesta semana o feijão biofortificado, rico em ácido fólico. Também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico é fundamental no desenvolvimento dos fetos, portanto uma dieta rica neste nutriente é essencial durante a gravidez. Depois do cozimento, o feijão geneticamente modificado tem quatro vezes mais ácido fólico que o grão convencional.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ser humano precisa de 400 microgramas da B9 por dia. Durante a gravidez, essa necessidade sobe para 600 microgramas/dia. O ácido fólico é essencial para a divisão e crescimento celular e formação de hemácias.

Continua depois da publicidade

O problema é que 100 gramas de feijão convencional cozido têm só 81 microgramas do nutriente, pouco mais de 20% da necessidade diária de um adulto. Segundo a Embrapa, as mesmas 100 gramas de grão geneticamente modificado fornecem 82% da quantidade de B9 necessária por dia. Uma alimentação rica em verduras e frutas também ajuda a alcançar a quantia adequada de ácido fólico.

 

Continua depois da publicidade

Ajuste neoliberal

A necessidade de cobrir o rombo fez o Ministério da Agricultura suspender por 120 dias do pagamento do seguro-defeso aos pescadores. Com isso, o Governo Federal vai economizar R$ 1,5 bilhão. Assim, a pesca está liberada pelos próximos quatro meses, mesmo daquelas espécies em fase de procriação.

Fim das vacas magras

Continua depois da publicidade

O retorno da chuva em setembro após o inverno seco decretou o fim da entressafra do leite. Na porteira da fazenda, o preço começou escalada ladeira abaixo. O valor pago ao produtor caiu 0,9% no mês passado, tendência que continuará até março.

Pesca da lagosta aumenta

A produção de lagosta cresceu 600% em três décadas nos EUA, especialmente na costa leste, na gelada divisa com o Canadá. E o aumento está popularizando o crustáceo no país. Até o Mc Donald´s passou a oferecer sanduíches com lagosta.

Continua depois da publicidade

E prato vira fast food!

Mas essa multiplicação das lagostas reflete dois problemas ambientais graves no Atlântico Norte: o aquecimento do mar criou as condições para proliferação da espécie e a sobrepesca dizimou predadores da lagosta, como o bacalhau.

Gastronomia orgânica

Continua depois da publicidade

O VI Festival de Gastronomia Orgânica termina às 18 horas de hoje, no Parque da Água Branca, Avenida Francisco Matarazzo, São Paulo. O Festival tem oficinas de horta urbana e ensina como preservar o teor nutricional dos alimentos.

Horta urbana

A Prefeitura de São Bernardo do Campo e a AES Eletropaulo fecharam acordo, em 2009, liberando terrenos baldios sob a fiação para implantação de hortas urbanas. Seis anos depois, 24 agricultores recebem R$ 1.200,00/mês com verduras orgânicas vendidas direto ao consumidor.

Continua depois da publicidade

Laranja x colesterol

Famosa pelo alto teor de vitamina C, a laranja pera também é fonte de cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Pouco calórica, atua como antioxidante, reforça as defesas do organismo e auxilia no controle da pressão e do colesterol.

Filosofia do campo:

Continua depois da publicidade

“Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar”, Castro Alves (1847/1871), poeta baiano.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software