José Renato Nalini

Parabéns, Hortolândia

Continua depois da publicidade

Sempre fui municipalista. É na cidade que tudo acontece. Nela se nasce, se vive, faz-se valer a sua passagem por este planeta. O Estado e a União parecem ficções. Estão muito longe da rotina cidadã. No município, conhece-se o Prefeito e pode-se falar com ele. Também com os vereadores. Já Governador e Presidente, Deputado estadual, federal e Senador, são entidades em regra distantes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa vocação eminentemente “cidadã” se fortaleceu quando conheci e, de certa forma, convivi com André Franco Montoro. Não o Governador, mas o Professor da PUC-São Paulo. Gostava de repetir: “Ninguém nasce na União ou no Estado. Nasce-se na cidade!”.

Continua depois da publicidade

Por isso é que acredito nas cidades como espaço adequado para a realização de tudo aquilo de que a Terra necessita. No momento em que se tem consciência de que o maior perigo que já rondou a humanidade é a mudança climática, cada cidade precisa fazer aquilo que é possível para mitigar esse gravíssimo problema.

Hortolândia está fazendo sua parte. O Projeto de Arborização e Paisagismo vai plantar oitenta mil árvores nativas até o ano que vem. Para motivar toda a população a participar dele, a Prefeitura lançou a plataforma de plantio online. Por ela, o munícipe solicita o plantio de uma árvore em um local específico e a equipe da administração se encarrega de realizar o trabalho.

Continua depois da publicidade

Não fica nisso a proposta. Há compensação de árvores e um plano de doação de mudas. São vinte e duas espécies de mudas de árvores que podem ser plantadas na cidade. Isso já começou há dois anos, sendo que entre 2021 e 2022, quarenta mil novas árvores foram plantadas. A Prefeitura também exige que os novos loteamentos sejam arborizados antes de se iniciar a venda dos lotes.

Outra medida inteligente: quem solicita a remoção de uma árvore, doa vinte e cinco mudas como compensação. Os moradores de Hortolândia estão colaborando e comparecendo espontaneamente ao viveiro, em busca de mudas, orientação de plantio e de adubos. Hortolândia já colhe prêmios: a Arbor Day Foundation, da ONU, a elegeu como uma das 169 cidades do planeta com programas consistentes de ampliação da malha verde. Parabéns, Hortolândia. Que seu exemplo seja seguido!

* José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Geral da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS.  

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software