Engenharia do Cinema
Produção é estrelada por Jason Momoa e Jack Black
Warner Bros Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
Em meados de 2012, a Warner Bros entrou em contato com a desenvolvedora do game "Minecraft", a Mojang Studios, com o intuito de transformá-lo em uma série. Dois anos depois, a ideia evoluiu para um filme com direção de Shawn Levy ("Deadpool & Wolverine"), que deixou a produção em 2015 por divergências criativas.
Substituído na função por Rob McElhenney ("It’s Always Sunny in Philadelphia"), o projeto passou a ser uma animação dublada por Steve Carell. No entanto, mais uma vez, o longa não deu certo e, para piorar, surgiu o cenário da pandemia.
Continua depois da publicidade
Sob a gestão de David Zaslav, o novo CEO da Warner confirmou em 2022 que o projeto ainda estava de pé, mas agora com direção de Jared Hess ("Napoleon Dynamite"). Além disso, o filme não seria mais uma animação, mas sim um live-action.
Estrelado por Jason Momoa, Jack Black e Emma Myers, "Um Filme Minecraft' claramente tem seus erros, mas respeita a história do jogo e entretém o público.
Continua depois da publicidade
A história gira em torno de quatro pessoas (Momoa, Myers, Sebastian Hansen e Danielle Brooks) que acabam em um mundo desconhecido e "quadrado". Eles se unem ao construtor Steve (Black), na procura de uma saída, ao mesmo tempo que enfrentam as criaturas que vivem por lá.
Escrito a seis mãos (embora o site do SAG ainda indique mais 22 profissionais na função), o roteiro permite que Momoa e Black sejam mais uma vez o rockstar preguiçoso e o gordinho agitado, mas tropeça ao tentar criar subtramas para gerar conexão com o público e aprofundar a narrativa.
Um exemplo disso é o arco dos irmãos Henry (Sebastian Hansen) e Natalie (Emma Myers), em que fica claro que o roteiro poderia ter removido o primeiro e dado mais espaço para a segunda. Inclusive, Emma já provou ser uma excelente atriz em outras ocasiões, e o fato de sua presença não ser mais explorada aqui chega a soar estranho.
Continua depois da publicidade
Vindo de um estilo mais nonsense, o cineasta Jared Hess parece estar no piloto automático, seguindo ordens de executivos e produtores. Não sentimos sua assinatura como nos filmes Napoleon Dynamite e Nacho Libre, que até hoje são lembrados com carinho.
Em compensação, tentam, de forma desastrosa, inserir a atriz Jennifer Coolidge (a mãe do Stifler de American Pie) em um relacionamento com um NPC. O arco não é apenas constrangedor, como também a montagem insiste em inseri-lo nos momentos mais inoportunos, como no meio de uma batalha ou durante conversas sérias entre os "verdadeiros" protagonistas.
Já no quesito visual, é nítido que, após Detetive Pikachu e Super Mario Bros., o estúdio teve um cuidado especial com a retratação de Minecraft. Desde a inclusão de personagens como Piglins e Zumbis, até os easter eggs com teorias e situações amplamente comentadas pela comunidade do game.
Continua depois da publicidade
"Um Filme Minecraft" termina sendo uma ótima pedida para crianças e fãs do jogo, que provavelmente serão os responsáveis por viabilizar uma possível nova franquia cinematográfica.
Continua depois da publicidade