Engenharia do Cinema

'The Alto Knights' foca no lado político da máfia com dose dupla de De Niro

Produção tem roteiro assinado por Nicholas Pileggi

Warner Bros/Divulgação

Continua depois da publicidade

Robert De Niro, durante um longo período, estrelou diversas produções sobre mafiosos, uma vez que seu primeiro grande papel foi em "O Poderoso Chefão 2".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Depois de um hiato deste gênero e ter entregado um ótimo resultado em "O Irlandês", o veterano retorna neste universo com "The Alto Knight - Máfia e Poder".

Continua depois da publicidade

Interpretando os papéis de Frank Costello e Vito Genovese, a dupla mantinha uma relação de amizade e inimizade, por conta de ego e rumos diferentes em suas vidas. É nesta premissa que a produção de Barry Levinson (que já trabalhou com De Niro em "O Mago das Mentiras" e "Mera Coincidência") se sustenta.

Baseado em fatos reais, a história se passa no período de 1950, quando a relação de Frank e Vito começa a ficar extremamente abalada depois de uma série de conflitos por conta do poder que ambos almejavam nas ruas de Nova York. 

Continua depois da publicidade

O roteiro de Nicholas Pileggi traz sua história sendo narrada pelo próprio Frank, que situa o cenário ao público com plano de fundo a relação de amizade/inimizade da dupla, desde a infância até o período onde os conflitos começaram a tomar rumos sérios.

Diferente de títulos como "Os Bons Companheiros" (que também foi escrito por Pileggi), que há uma história que se conecta com o espectador desde o princípio, aqui ele foca no período político/social que havia entre os protagonistas. 

Por mais que Frank seja um De Niro padrão neste tipo de filme, é em Vito que sua caracterização está mais trabalhada e diferente. Sob uma forte maquiagem e um sotaque que remete a Tommy DeVito, ele está irreconhecível no papel. Mesmo que ele poderia ter caído como uma luva para o próprio Joe Pesci. 

Continua depois da publicidade

Porém, o roteiro de Pileggi exige que o espectador tenha ao menos uma noção prévia de como aquele cenário funcionava, já que não explica certas situações além das falas do próprio Frank.

Por outro lado, a direção de Levinson é eficiente e nos transporta diretamente para o período em que a história se passa. Fica evidente o cuidado técnico na recriação de uma Nova York em pleno auge da máfia.

"The Alto Knights - Máfia e Poder" é um sinal positivo que o grande Robert De Niro e o cinema de máfia ainda possuem gás para serem levados para as telonas.  

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software