Engenharia do Cinema

Shelley Duvall se foi, mas deixou um legado

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (11), morreu a atriz Shelley Duvall, aos 75 anos. Conhecida por ter dado vida à icônica personagem Wendy Torrance, a esposa do personagem de Jack Nicholson, em "O Iluminado", ela faleceu dormindo, e estava enfrentando complicações de um quadro de diabetes. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Sempre lembrada pela produção de Stanley Kubrick e por ter dado vida a Olívia Palito no live-action de "Popeye" (onde ela dividia a cena com Robin Williams), ambos lançados em 1980, ela foi descoberta pelo veterano diretor deste, Robert Altman, ainda no período que cursava a famosa Actors Studio, em Nova York (pelo qual ela veio a largar algum tempo depois por não gostar da didática do local), no começo dos anos 70.

Continua depois da publicidade

Além do citado, eles realizaram juntos às produções "Voar é com os Pássaros" (1970), "Onde os Homens São Homens" (1971), "Renegados Até a Última Rajada' (1974), "Nashville" (1975), "Oeste Selvagem" (1976) e "Três Mulheres" (1977). Este último, onde ela interpretou a jovem Mili, foi responsável por lhe dar seu prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e uma indicação ao BAFTA (o Oscar da Inglaterra). 

Alguns anos depois foi indicada ao Emmy, mas na função de produtora das atrações infantis "Tall Tales & Legends" e "Bedtime Stories". Neste meio tempo, ela chegou a trabalhar com outros nomes famosos do cinema como Woody Allen ("Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"), Tim Burton ("Frankenweenie"), Jane Campion ("Retratos de Uma Mulher") e Terry Gilliam ("Bandidos do Tempo"). 

Continua depois da publicidade

Embora não estivesse participando mais de grandes produções nos últimos, após ter se desligado de Hollywood e ir morar no Texas no final dos anos 90, o legado de Shelley vem servindo de base para alguns novos nomes na indústria. Como é o caso da atriz pseudo-brasileira, Mia Goth (protagonista de "X", "Pearl" e "Maxxxine"), que já assumiu ter se inspirado nas personagens da veterana em produções como "O Iluminado" e "Três Mulheres", para conceber seus papéis. 

Ela deixa seu parceiro desde 1989, Dan Gilroy (que o havia conhecido durante as gravações da produção da Disney, "Mother Goose Rock 'n' Rhyme", naquele mesmo ano), e mais três irmãos.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software