Engenharia do Cinema

'Os Provocadores' é uma afronta de Damon e Affleck ao tempo do espectador

Continua depois da publicidade

Em meio a vários projetos independentes feitos pela produtora Artists Equity, fundada em novembro de 2022, por Ben Affleck e Matt Damon, "Os Provocadores" é mais um caso de projeto saturado de arroz com feijão, que opta por acrescentar uma pitada de farinha, que faz a graça ficar seca.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Richie Dechico (Alfred Molina) e Besegai (Michael Stuhlbarg) se vêem em uma maré de dívidas com constantes cobranças de mafiosos. Sem outra escolha, resolvem chamar o ex-presidiário (Casey Affleck) e o falido Rory (Damon) para roubarem o dinheiro de um poderoso prefeito (Ron Perlman) candidato à reeleição. Só que a dupla se vê numa situação caótica, após o plano dar errado.

Continua depois da publicidade

O roteiro de Chuck MacLean e do próprio Casey Affleck parece ter saído de uma prateleira abandonada de uma biblioteca, e esqueceram de tirar a poeira que estava por cima de tão morta que é essa narrativa. Além da cara de sono do próprio Damon (que devia ter feito este filme após a ressaca da Première de "Oppenheimer"), Affleck tenta até se esforçar para tirar graça de algo. Infelizmente, tudo é vergonhoso. 

Sob a direção de Doug Liman ("A Identidade Bourne"), parece que ele estava sem inspiração e se espelhou nas produções dopróprio Steven Soderbergh (como a trilogia "11 Homens e um Segredo") e "Cães de Aluguel", para trazer mais uma história de roubo bilionário com um elenco de estrelas. Sejam nos enquadramentos, cenário, diálogos, tudo se assemelha aos citados.

Continua depois da publicidade

Para piorar a situação, ele inseriu uma cena de perseguição de carros totalmente aleatória, só para falar "lembra de quando eu fiz o Jason Bourne fazer isso?". É este o nível. Isso sem citar que o elenco conta com nomes de peso como Ron Perlman, Toby Jones e Ving Rhames para fazerem situações que poderiam ser substituídos até por um aspirador robô e um clips de papel.

"Os Provocadores" é uma afronta de Damon e Affleck contra a sabedoria do seu espectador.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software