Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
O ano de 2024 nos entregou bastante produções que prometiam ser excelentes, mas terminaram com desfechos horríveis. Seja na qualidade ou nas bilheterias.
Com alguns títulos fracassando em seu resultado final, foi difícil selecionar os 10 piores filmes internacionais ou nacionais. A qualidade destes projetos consegue ser pior que a outra, principalmente as voltadas para plataformas de streaming como a Netflix.
Continua depois da publicidade
Confira a relação abaixo:
10 - Alerta de Risco
Continua depois da publicidade
Esta produção da Netflix foi vendida como o "grande retorno de Jessica Alba aos filmes de ação". Infelizmente, isso não se concretizou. Com um roteiro horrível, atuações canastronas que pareciam apenas ler as falas do texto e sequências porcamente dirigidas, "Alerta de Risco" não poderia ficar de fora da lista.
9 - Tudo em Família
Zac Efron raramente costuma errar em suas escolhas, mas mesmo com as presenças de Nicole Kidman e Jamie King, trata-se de uma bomba gigantesca.
Continua depois da publicidade
Apelando a situações clichês, uma montagem apressada que sequer tenta transparecer a química entre Efron e Kidman, parece que a Netflix queria se garantir apenas pela presença do elenco protagonista.
8 - O Astronauta
Adam Sandler vai para o espaço faz amizade com uma aranha gigante (dublada por Paul Dano), que o faz refletir sobre a vida. Sim, este filme existiu e também foi lançado pela plataforma do Tudum.
Continua depois da publicidade
A ideia poderia ter resultado em um ótimo projeto, só que a narrativa do diretor Johan Renck parece ter pisado no freio e entregado uma grande novela mexicana.
7 - Silvio
Este não preciso me esticar muito, pois desde seu material promocional estava claro que se tratava de uma das piores coisas já realizadas no cinema brasileiro.
Continua depois da publicidade
Com Rodrigo Faro fazendo uma imitação porca do Homem do Baú, um roteiro com frases mais ridículas que parachoque de caminhão, e de quebra ainda tentam vender Geraldo Alckmin como um verdadeiro "herói", jamais este filme deveria ter sido lançado.
6 - Turma da Mônica: Reflexos do Medo
Após os dois primeiros filmes terem feito um enorme sucesso nas bilheterias e em qualidade, resolveram fazer este "pseudo-reboot". Só que entregaram uma produção que mira no público alvo errado.
Continua depois da publicidade
A começar que nos momentos iniciais, a escola onde eles estudam possui um cartaz escrito "Bem Vindes Alunes". Só por este tópico, sentimos que o foco não será uma história inspirada nos contos de Mauricio de Sousa, mas sim um ativismo político barato. E é exatamente isso que acontece.
5 - O Cara da Piscina
Mesmo estreando em Festivais de 2023, ele foi disponibilizado para o grande público apenas em 2024. Marcando a estreia na direção e roteiro de Chris Pine ("Star Trek"), temos a história de um homem que é um grande gado da prefeitura do município, cujo único objetivo de vida é provar a existência de um negócio duvidoso.
Continua depois da publicidade
Com nomes de peso no elenco como Danny DeVito, Annette Benning e Ariana DeBose, vemos que eles possivelmente só devem ter aceitado por conta da amizade com Pine ou o cachê.
4 - Madame Teia
A Sony ainda acreditava que o público iria se interessar pelas histórias dos vilões do Homem-Aranha, e aqui isso só comprova o quão os envolvidos acreditavam que só isso iria vender o projeto.
Continua depois da publicidade
Encabeçado por Dakota Johnson, a trama é clichê, sem sentido e estranha na maioria das vezes (vide a sequência da viagem ao Peru). Por incrível que pareça, eles ainda lançaram ainda em 2024, outro filme pior deste universo.
3 - Venom: A Última Dança
Os dois primeiros títulos de "Venom" foram bastante aquém do previsto, pois além de deixarem a violência de lado, entregaram filmes de comédia pastelão que poderiam causar vergonha alheia.
Além de termos subtramas desnecessárias, como uma família que está procurando Aliens e entra na Área 51 com grande facilidade, parece que apenas Tom Hardy estava interessado em se divertir com suas idéias peculiares sobre o personagem.
2 - Feios
Não poderia deixar de colocar nesta lista a milésima tentativa da Netflix em criar o seu próprio "Jogos Vorazes". Também estrelado por Joey King, a trama é uma mistura repetida de todas as fórmulas que já vimos em histórias de adolescentes vivendo em cenários pós-apocalípticos. Dizem que pode ganhar mais outro filme, mas se ele será realmente feito, só o tempo dirá.
1 - A Arca de Noé
Esta animação surgiu apenas para comprovar que é possível o cinema nacional ter um filme excelente em uma sala ("Ainda Estou Aqui") e algo horroroso em outra ("A Arca de Noé").
Assim como em "Reflexos do Medo", o único intuito desta animação é o ativismo político e ideológico barato, ao invés de contar a história de Noé, com base nas canções de Vinicius de Moraes.
Continua depois da publicidade