Engenharia do Cinema

'Moana 2' mostra que uma péssima dublagem faz sua qualidade final cair e muito

Continua depois da publicidade

Previsto para ser lançado no formato de minissérie no Disney+, "Moana 2" acabou com sua produção convertida pelo próprio ator e dublador de Maui, Dwayne Johnson (que recentemente fechou um acordo para se envolver em diversos filmes e séries do estúdio), para que ele fosse editado como um filme e levado aos cinemas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A decisão fica perceptível desde o primeiro arco, pois trata-se de uma animação com um estilo mais simplório. Não existe uma jornada como no original, muito menos mais cenários novos. Só que isso não significa que ele seja ruim.

Continua depois da publicidade

Na trama, após receber uma inesperada mensagem de seus ancestrais, Moana resolve fazer uma viagem a locais distantes para tentar salvar a linhagem de sua família. 

O roteiro de Jared Bush e Dana Ledoux Miller parece ter se decidido a dar espaço aos coadjuvantes, ao invés da própria protagonista e Maui (que já havia roubado a cena no original). 

Continua depois da publicidade

Enquanto a primeira parece ter tido uma importância reduzida, uma vez que ela em grande parte sempre precisa do apoio de outros personagens para conseguir realizar algo (diferente do primeiro), o segundo aparece pouco.

Mesmo estando no pôster, Maui funciona como uma espécie de "ator convidado", uma vez que mesmo sendo necessário para a narrativa, deixou um gostinho de "quero mais".

Os diretores David G. Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, também tiveram a complicada missão de não apenas editar o projeto em formato de filme, como também transpor canções e visuais que remetessem ao padrão cinematográfico da Disney.

Continua depois da publicidade

No caso da versão dublada, mesmo com Any Gabriely sendo uma excelente cantora e transparecendo muita vida para Moana, a tradução brasileira optou erroneamente em colocar frases e bordões da Geração Z em excesso. 

Como o cenário dos personagens não bate com este tipo de linguagem, ficou bem estranho o resultado final. Ouvir o Maui falar constantemente "o pai ta on" e "arrasta pra cima", certamente causam um grande estranhamento, principalmente aos fãs do original.

"Moana 2" é bem inferior ao original, e deixa claro que a Disney ainda está centrando suas fichas no live-action da franquia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software