Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
Na manhã desta sexta-feira (27), morreu a atriz Maggie Smith, aos 90 anos. Grande parte das pessoas sempre vão lembrar do seu marcante papel como a professora Minerva McGonagall, na franquia "Harry Potter". Porém, muitas delas não sabem que a inglesa carregou um enorme legado nas telonas, telinhas e até nos palcos teatrais.
Além da franquia do bruxinho, por conta da série "Downtown Abbey", nos últimos anos ela se destacou no papel da matriarca da família, Violet Grantham. De forma inusitada, a própria trama de "Downton Abbey II: Uma Nova Era" prestou uma belíssima homenagem à veterana e encerrou seu ciclo na atração e na dramaturgia com maestria. Por conta desta personagem, ela ainda venceu o Emmy nos anos de 2011, 2012 e 2016.
Continua depois da publicidade
A atração foi criada por Julian Fellowes, que também foi o responsável pelo roteiro de "Assassinato em Gosford Park", lançado em 2001 e dirigido por Robert Altman. Na trama, Smith interpretou Constance Trentham e rendeu sua sexta indicação ao Oscar. Mesmo perdendo o prêmio para Jennifer Connelly em "Uma Mente Brilhante", ela já havia vencido o próprio como coadjuvante em "California Suite" (em 1979) e pelo seu protagonismo em "A Primavera de uma Solteirona" (em 1970).
Além de ter lhe dado o seu careca dourado, Jean Brodie foi sua primeira grande protagonista nas telonas, pois até então Smith era uma atriz bastante popular apenas nos palcos teatrais.
Continua depois da publicidade
Formada na companhia de teatro Old Vic Company (conhecido por suas adaptações das peças de William Shakespeare, no século 20), ela entrou para o National Theatre e realizou peças populares do romantismo como "Otelo", "Muito Barulho Por Nada", "Black Comedy" e "The Country Wife". Seus trabalhos recentes mais aclamados na área foram em "Hedda Gabler" e "Virginia", onde interpretou a escritora Virginia Woolf.
Já o seu Tony de melhor atriz veio em 1990, por sua atuação na peça "Lettice and Lovage". Neste mesmo ano, ela recebeu um título de Dama pelo Império Britânico.
A atriz deixou dois filhos, cinco netos e um grande legado para a dramaturgia inglesa e mundial.
Continua depois da publicidade