Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
Após a nova gestão da Warner Bros resolver lançar "Jurado Nº 2" direto na plataforma Max na maioria dos países fora dos EUA, o possível último filme de Clint Eastwood é um dos trabalhos do veterano que não podiam ter passado por tal decisão.
Remetendo a clássicos como "12 Homens e Uma Sentença", o roteiro do estreante Jonathan A. Abrams nos mostra um julgamento na perspectiva do próprio júri e na mente de seu protagonista. Pode parecer uma trama batida, mas o tratamento que ele faz em torno dos personagens, nos aguça a curiosidade para sua conclusão.
Continua depois da publicidade
A trama acompanha Justin Kemp (Nicholas Hoult), que é escolhido para participar como juri popular de um caso de assassinato. Só que ele não imaginava que o caso foi cometido acidentalmente por ele próprio, o que lhe coloca diante de um dilema moral.
Hoult é um ator bastante versátil e já comprovou isso em diversas oportunidades, como em "Mad Max: Estrada da Fúria" e "Um Grande Garoto". Aqui ele trabalha bastante a questão dos gestos, olhares e emite poucas palavras, e é suficiente na hora de transpor seus sentimentos diante de alguns cenários.
Continua depois da publicidade
Durante boa parte da trama, nos colocamos sob o seu olhar e refletimos sobre o que devemos fazer diante de tal cenário. Consequentemente, nos pegamos pensando em nossa própria moral. Este tipo de personagem que Clint gosta de retratar em suas obras (vide "Sobre Meninos e Lobos"), e aqui sua abordagem não poderia ser diferente.
Com o elenco de apoio, ele ainda consegue explorar ótimas atuações de Toni Collette (como a procuradora Faith Killebrew) e J.K. Simmons (como o policial Harold).
A todo momento o veterano transparece uma tensão com relação se as pessoas ao seu redor irão descobrir a verdade em torno de Justin, até mesmo se ele resolverá falar a possível verdade ao júri.
Continua depois da publicidade
"Jurado Nº 2" termina como um interessante suspense aos moldes clássicos, que pode ser uma despedida digna de Clint Eastwood.
Continua depois da publicidade