Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
Na manhã desta sexta-feira (23), a O2 Play anunciou que será responsável pelo lançamento nos cinemas nacionais do aguardado longa "Megalópolis", novo título de Francis Ford Coppola ("O Poderoso Chefão"). Previsto para chegar em nossas salas no dia 31 de outubro, a produção possui uma das histórias mais curiosas e complicadas na indústria cinematográfica, pois veterano tentava tirar este projeto do papel desde os anos 80 e só conseguiu oficialmente em 2019.
Porém, há 23 anos, em 2001, ele quase conseguiu fazer com que ele fosse concretizado. Cerca de 30 horas chegaram a ser gravadas e o elenco era encabeçado por nomes como Paul Newman, Uma Thurman, Robert De Niro, James Gandolfini, Nicolas Cage, Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Edie Falco e Kevin Spacey. Como ela se passa em Nova York, o 11 de setembro havia acontecido na durante as filmagens e um determinado arco central da trama iria remeter indiretamente ao atentado, o projeto foi arquivado por Coppola.
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, depois de vários estúdios negarem a realização do seu então "projeto dos sonhos", ele se viu obrigado a fazer a mesma coisa que havia feito com os clássicos "Apocalypse Now" e "O Fundo do Coração": ele mesmo iria bancar do próprio bolso o orçamento de US$ 120 milhões.
Conseguindo um elenco de peso com nomes como Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne e Dustin Hoffman, vários cinéfilos de plantão já começaram a voltar a atenção para o que poderia vir
Continua depois da publicidade
Como as gravações oficiais aconteceram em um cenário recente de pós-pandemia e constantes alterações no roteiro durante esta fase, muito se especulou se a produção iria ou não ser concluída. Felizmente, ele conseguiu não apenas finalizar a própria, como a levou para estrear no Festival de Cannes deste ano, com o intuito de tentar vender para os estúdios lançarem o filme mundialmente.
Infelizmente, com o término da exibição, o público em geral se dividiu sobre a qualidade do projeto. De um lado havia uma parte o rotulando de obra-prima, e do outro, muitos não entenderam direito a premissa e criticaram a bagunça que havia.
Sem ligar para as críticas, Francis Ford Coppola continuou mostrando o motivo que é um dos grandes nomes do cinema até hoje.
Com sua presença sendo respeitada por onde passava, o veterano não deixou a peteca cair em momento algum (principalmente pelo fato de sua esposa, Eleanor Coppola, ter falecido cerca de 40 dias antes) e demonstrava carinho e amor pelo elenco e seu projeto dos sonhos.
Continua depois da publicidade
Após muito mistério sobre quem iria adquirir o projeto, a Lionsgate assumiu a distribuição do filme e o lançará no mercado dos EUA em 27 de setembro deste ano. Com a divulgação massiva começando ainda nesta semana, o estúdio cometeu uma gafe inusitada para divulgar o projeto: inseriu descrições de críticas falsas, todas geradas por inteligência artificial (com o responsável já sendo demitido), que falam mal dos maiores filmes de Coppola como "O Poderoso Chefão", "Apocalipse Now" e "Drácula de Bram Stoker". Algumas horas depois do ocorrido, o vídeo foi removido da internet.
Se "Megalópolis" é ou não um bom filme, e se ele conseguiu honrar o que estava pensando em fazer, saberemos apenas quando chegar o dia 31 de outubro.
Sobre o filme
Continua depois da publicidade
Na trama, Cesar (Driver) um renomado arquiteto resolve estabelecer um projeto de reconstrução da cidade de Nova York, após uma tragédia devastar a própria. Remetendo a um cenário de Roma Antiga, ele começa uma grande rixa com o prefeito do município, Cicero (Giancarlo Esposito).
Continua depois da publicidade