Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
Depois de ficar 11 anos fora das telas, a atriz Cameron Diaz resolveu sair da sua aposentadoria para estrelar esta produção da Netflix, "De Volta à Ação". Diferente de atores como Hugh Grant, Jim Carrey e, mais recentemente, Daniel Day-Lewis, ela não deve ter aceitado retornar pelo roteiro, mas sim pelo possível cachê milionário oferecido pela plataforma.
Digo isso, pois estamos falando de mais um filme genérico do serviço que ficará esquecido em seu catálogo já nas próximas semanas. Pegue exatamente tudo que existe de clichê e previsível em comédias de ação, coloque nomes relevantes como Jamie Foxx, Andrew Scott e Glenn Close, e tenha uma fórmula que agradará o algoritmo e os assinantes menos exigentes do serviço.
Continua depois da publicidade
Após descobrirem que serão pais, os agentes Matt (Foxx) e Emily (Diaz) resolvem se aposentar de suas funções e levar uma vida mais tranquila com os filhos. Alguns anos depois, um incidente faz com que seu esconderijo seja revelado e eles se vêem obrigados a voltarem à ativa para tentar sobreviver em família.
Com um roteiro sendo literalmente uma cópia do recente "Plano em Família" (lançado pela Apple TV+), parece que os roteiristas Seth Gordon (que também cuida da direção) e Brendan O'Brien só seguiram a seguinte ordem: façam qualquer coisa, pois o retorno de Cameron Diaz venderá esta obra sozinha.
Continua depois da publicidade
Se assegurando em piadas de tiozão do churrasco, com direito a filha birrenta, uma Glenn Close que está se divertindo e uma falta de química entre Foxx e Diaz, parece que temos nas mãos um forte candidato ao prêmio de piores filmes do ano.
Além do próprio Gordon não ser um nome certo para comandar uma produção com pitadas de ação, uma vez que a maior parte do orçamento tenha ido para os atores ao invés da equipe técnica (vide o CGI e mixagem porca nas cenas de ação).
A cena inicial com a confusão no avião é literalmente uma versão piorada do arco de "Encontro Explosivo" (estrelado pela própria Diaz), com direito a jogos de câmeras que não escondem o fato da dupla usar dublês na maior parte do tempo.
Continua depois da publicidade
"De Volta a Ação" consegue ser mais genérico que um medicamento comprado no camelódromo, com uma embalagem "original".
Continua depois da publicidade