Engenharia do Cinema
Continua depois da publicidade
Depois de "Madame Teia" e "Venom: A Última Rodada" serem um dos maiores vexames de 2024, a Sony acreditou que deveria encerrar o ano com "chave de ouro" e lançar "Kraven - O Caçador". Assim como os citados, este spin-off do universo dos vilões de Homem-Aranha sofreu uma série de problemas durante sua produção.
A começar que as gravações foram finalizadas em 2022, e ficou quase um ano para ser concluído, além de ter sido adiado inúmeras vezes entre 2023 (por conta da greve dos atores e roteiristas) e este ano.
Continua depois da publicidade
Após sofrer um incidente durante uma caça, Sergei (Aaron Taylor-Johnson) adquire poderes de múltiplas habilidades de um misterioso leão. Com isso, ele passa a proteger os animais da floresta, nem que tenha de ir até os limites ao enfrentar um perigoso império de traficantes
O roteiro de Richard Wenk, Art Marcum e Matt Holloway parte do seguinte princípio: vamos transformar um vilão classe C do Homem-Aranha, em um verdadeiro "Ace Ventura com Dr. Rey".
Continua depois da publicidade
A começar que estes "animais" que ele protege se resumem em seis, pelos quais os touros são colocados em uma manada durante duas sequências clímax (e chegam a ser vergonhosas).
Mesmo se esforçando com um sotaque russo forçado e bastante canastrão, fica perceptível que Johnson se arrependeu de ter aceitado este papel. A começar que seus propósitos e incentivos não transmitem nenhum vínculo para o espectador, principalmente em relação aos conflitos com seu pai, Nikolai (Russell Crowe).
Este último está vergonhoso e parece que realmente chegou em uma má fase na carreira. Além de ser um dos seus piores papéis, ele também sabia que o material não era para ser levado a sério.
Continua depois da publicidade
Um exemplo é quando Nikolai encontra seus filhos, durante a adolescência, para falar sobre o falecimento da mãe deles. O diálogo da sequência se resume a frases de efeito, e para falar que o personagem é "durão" já o colocam levando os filhos para caçar na Tasmânia! Isso sem citar que ele repete durante boa parte do filme, que "os filhos devem ser fortes e não fracos".
Em relação aos animais, o CGI chega até a funcionar (com exceção dos touros), assim como algumas cenas de ação, vide a corrida de Sergei pelas ruas de Londres (cujos frames são mostrados no trailer).
Só que não adianta ter estes recursos, assim como algumas pitadas de violência (algo que não existe nos outros títulos da Marvel/Sony), se o roteiro não é bem trabalhado.
Continua depois da publicidade
"Kraven - O Caçador" é mais uma mancha no ano de centenário da Columbia Pictures, e deveria ter recebido o mesmo destino de "Batgirl".
Continua depois da publicidade