Contra-ataque

Corinthians mostra resiliência e está a um passo do título Paulista

Timão venceu o jogo de ida da decisão do Paulistão

Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Continua depois da publicidade

Para muitos, o Corinthians estava em pedaços, e de fato estava, mas se mostrou resiliente, como sempre fez em sua história, e deu a volta por cima contra o Palmeiras, no jogo de ida da final do Paulistão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Timão entrou com um propósito claro: não tomar gol. A meta foi conquistada com sucesso e, além disso, a equipe conseguiu marcar com Yuri Alberto, aos 18 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória na decisão.

Continua depois da publicidade

As condições eram todas desfavoráveis para o Corinthians, mas ela conseguiu fazer seu melhor jogo da temporada, mesmo após a eliminação na pré-Libertadores.

Histórico

Desde 2014, o Palmeiras jogou 11 finais no Allianz Parque, seja no jogo de ida ou no de volta, e perdeu apenas 2 vezes. Sabe para quem foram as duas vezes? Sim, isso mesmo, para o Corinthians.

Continua depois da publicidade

O Timão já havia vencido o Palmeiras em 2018, pelo jogo de volta da decisão do Paulistão. E, no último domingo, garantiu mais uma vitória, dando um passo gigantesco para o título da competição.

Soluções

Desde o ano passado, o Timão enfrentava um grande problema atuando fora de casa, e isso permaneceu em 2025, tanto que sua eliminação foi resultado de um jogo horrível fora de casa contra o Barcelona do Equador.

Além de enfrentar seu maior rival, que tem um dos melhores times da América do Sul, a equipe também lidava com a dificuldade de jogar fora de casa.

Continua depois da publicidade

Entretanto, Ramón Díaz, que vinha balançando no cargo, conseguiu aplicar uma estratégia perfeita. O treinador fechou o meio de campo, dando as laterais para o Palmeiras, que vem sofrendo com a falta de criatividade.

Ramón, principalmente no primeiro tempo, deu um baile em Abel Ferreira na parte tática, pois fez com que o Timão sempre tivesse superioridade no meio-campo.

O coração de uma equipe fica no meio-campo e o Corinthians conseguiu ganhar todos os duelos individuais e coletivos naquele setor.

Continua depois da publicidade

O Timão mereceu a vitória, pois conseguiu atuar melhor dentro da sua estratégia. Diria até que fez um jogo perfeito dentro das possibilidades.

Agora, a equipe precisa apenas de um empate para conquistar o título Paulista em sua casa, evitando o tetracampeonato do seu maior rival.

Palmeiras

O Palmeiras, que investiu pesado para esta temporada, parece ainda ter os mesmos problemas do ano passado. Uma equipe que não consegue ter criatividade, parece não saber o que fazer com a bola quando a tem.

Continua depois da publicidade

Mesmo com grandes jogadores, o Alviverde ainda tem muita dificuldade no meio-campo, principalmente pelo baixo rendimento de alguns atletas.

O principal deles é Raphael Veiga, que parece estar jogando em outra rotação, longe dos demais companheiros. O meia está com muita dificuldade com a bola rolando, mas continua ajudando a equipe com as bolas paradas.

Entretanto, isso não é o suficiente para um jogador desse nível, que é um dos maiores da história do clube.

Continua depois da publicidade

Richard Rios vem fazendo uma boa temporada, mas é impressionante como sempre está nos lances decisivos da partida, e de forma negativa.

Como no Dérbi da primeira fase, o jogador novamente entregou a bola para o adversário e acabou gerando o gol do Timão.

Esse tipo de erro individual vem causando muitos problemas coletivos, pois acaba refletindo em todo o grupo.

Continua depois da publicidade

Porém, não são só os jogadores que estão devendo. O técnico Abel Ferreira vem em uma fase muito ruim, não conseguindo pôr em prática seu estilo e sua identidade.

O treinador tem grandes peças em suas mãos, até porque é o melhor time do Palmeiras que ele dirige em 4 anos de clube. Mas parece que agora é o momento em que ele está com mais dificuldades.

A equipe, ao todo, precisa dar uma resposta, e a torcida espera que seja no jogo de volta. Mas, para virar essa decisão, vai precisar de muito mais do que vem sendo apresentado neste momento.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software