Alesp / José Antonio Teixeira / Alesp
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi empossado em 1º de janeiro, mas os deputados estaduais eleitos para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) só vão tomar seus postos em 15 de março. Até lá, os parlamentares escolhidos pelo povo em 2018 permanecem com seus mandatos.
Já os deputados federais e boa parte das assembleias legislativas pelo País empossaram seus eleitos em 1º de fevereiro. Essa diferença tem origem histórica e jurídica e começou em 1969, quando os trabalhos dos poderes Executivo (presidente, governadores e prefeitos) e Legislativo seguiam o mesmo calendário.
Continua depois da publicidade
Com o passar do tempo, os outros poderes e casas legislativas mudaram a data de posse, causando confusão e discussão jurídica. Em 1996 uma emenda fixou a data em 15 de março, e assim ficou definida a posse dos deputados paulistas.
Mas haverá uma nova mudança. Deputados eleitos a partir das próximas eleições serão empossados 1º de fevereiro. Isso graças a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovado na Alesp em 2019.
Continua depois da publicidade
A PEC foi proposta justamente para alinhar a Alesp às casas legislativas de outros estados, diminuindo também o intervalo em relação à posse do governador, que ocorre em 1º de janeiro.
Continua depois da publicidade