SANTAS CASAS

Filantropia comemora história no País

Confederação completa 60 anos do setor que configura a maior rede hospitalar do País

Letícia Maria

Publicado em 14/08/2023 às 14:01

Atualizado em 14/08/2023 às 16:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

60 anos de uma história que começou em Santos, São Paulo / Odjair Baena

Continua depois da publicidade

Tudo começou em 1543, em Santos, com a fundação da Santa Casa. E, desde então, as Santas Casas e os hospitais filantrópicos tem sido apoios fundamentais no papel do Sistema Único de Saúde (SUS) de ser um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A história pode ser revisitada no espaço Corredor Tereza de Benguela, no Anexo II da Câmara dos Deputados. Organizada pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), que neste 15 de agosto comemora 60 anos, a exposição conta o intenso trabalho voltado à defesa e ao fortalecimento das instituições filantrópicas de saúde. 

Continua depois da publicidade

São 19 Federações estaduais que representam 1.804 hospitais em todo o País. Em 832 municípios, as Santas Casas e hospitais filantrópicos são o único equipamento de saúde para atender a toda a população. 165.225 leitos, sendo 20.126 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mais de 5 milhões de internação por ano e realização de mais de 1,7 milhão de cirurgias e mais de 220 milhões de atendimentos ambulatoriais. Destaque para o número de atendimentos oncológicos e transplantes, 67% em 2022 para o primeiro, e 71% para o segundo.

Em 2023, a CMB completa 60 anos. A rede hospitalar responde por mais da metade dos atendimentos de média e alta complexidade do SUS. A luta atual da categoria é pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.435, de 2022, de autoria do deputado Antonio Brito (PSD-BA). O PL dispõe sobre a revisão periódica dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS, com garantia da qualidade e do equilíbrio econômico-financeiro.

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (15) haverá sessão comemorativa dos 60 anos da CMB na Câmara dos Deputados, às 9h.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software