Olavo de Carvalho foi um dos primeiros a compartilhar a fake news no final de janeiro. / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
A fake news é de janeiro, mas voltou a ganhar força na última semana através de grupos no Whatsapp e Facebook de bolsonaristas e pessoas de extrema direita: Bill Gates, fundador da Microsoft, teria um plano de diminuir a população mundial e teria patenteado a criação do novo coronavírus. Logicamente que essa acusação não tem base ou fundamento algum.
A empresa de análises virtuais Zignal Labs identificou que a notícia falsa voltou a ganhar força nas últimas semanas. No Brasil algumas páginas voltaram a compartilhar o conteúdo, que também é replicado massivamente no Whatsapp. No final de janeiro o guro do governo atual, Olavo de Carvalho, também defendeu em suas redes essa teoria, que já havia sido desmentida por veículos de comunicação do mundo inteiro.
Continua depois da publicidade
A "tese" defendida por quem acredita nesta teoria parte de um discurso que Gates fez em 2015, quando disse que "se ocorresse uma pandemia, o mundo não estaria preparado para enfrentá-la". Isso foi o suficiente para que milhares de pessoas acreditassem que, ali, um dos maiores empresários do mundo já dava pistas do seu plano de patentear a criação de um vírus. E, posteriormente, lucrar com a criação de uma vacina.
Ou seja, Gates criaria a doença e também a sua cura.
Continua depois da publicidade