Brasil

Dia Mundial do Meio Ambiente: é possível ser mais sustentável?

Especialistas dão dicas de como trazer a sustentabilidade para o dia a dia

Gladys Magalhães

Publicado em 04/06/2022 às 22:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A responsabilidade pelo meio ambiente não deve recair somente sobre empresas e governos / Pexels /Akil Mazumder /CreativeCommons

Continua depois da publicidade

Neste domingo, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972. Na época, a preservação do meio ambiente já era um tema preocupante. Hoje, porém, o assunto ganhou urgência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Primeiramente, é preciso que as pessoas entendam e compreendam o panorama atual de produção e consumo do planeta e o cenário de ‘insustentabilidade’ que vivemos. Atender à demanda da produção e do consumo exige retirar mais matérias primas da natureza, fabricar, transportar, fazer grande uso de energia elétrica e de água etc. Tudo isso aumenta o consumo de recursos, a emissão de gases poluentes, a geração de resíduos e, por consequência, a degradação de ecossistemas. Assim, o consumo excessivo intensifica a demanda por novos produtos e, consequentemente, a pressão sobre o ambiente”, ressalta o engenheiro ambiental Bruno Yamanaka, especialista de conteúdo do Instituto Akatu.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça cinco projetos criados por estudantes para melhorar a educação e o meio ambiente

Bruno Yamanaka, do Instituto Akatu
Bruno Yamanaka, do Instituto Akatu (Divulgação/Akatu)  

O que é possível fazer?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a responsabilidade pelo meio ambiente não deve recair somente sobre empresas e governos. As atitudes individuais também são importantes.

“Se 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes três vezes ao dia com a torneira fechada durante um mês, usando apenas um copo d’água para enxague, seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu. A construção de um futuro mais sustentável exige mudanças no nosso jeito de produzir, consumir e viver”, alerta Bruno.

Continua depois da publicidade

O professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável, Marcus Nakagwa, autor do livro “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, também é enfático ao afirmar que as ações individuais também podem contribuir para um mundo mais sustentável.

“Cada um pode contribuir com ações e decisões no seu dia a dia que podem impactar mais ou menos o meio ambiente. É possível diminuir o seu impacto ambiental com atitudes mais responsáveis, escolhendo alimentos com menos agrotóxicos, comprando produtos que são fabricados mais perto de onde você mora, prestando atenção no tempo que fica embaixo do chuveiro, por exemplo."

O professor também chama a atenção para a necessidade de que o consumidor passe a consumidor cada vez mais produtos sustentáveis. Para ele, esta é uma forma de fazer com que mais empresas adotem práticas sustentáveis em suas produções. “É preciso que o consumidor passe a consumir produtos mais sustentáveis, incentivando assim que mais empresas adotem este caminho e, consequentemente, barateando o produto, gerando assim um círculo virtuoso”, diz.

Continua depois da publicidade

Marcus Nakagwa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável
Marcus Nakagwa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável (Divugação/ESPM)  

Abaixo, confira algumas dicas do Instituto Akatu para tornar o seu dia a dia mais sustentável.

Não escovar os dentes de torneira aberta.

Reduza o tempo de banho.

Continua depois da publicidade

Ao lavar a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo, nem use água corrente para retirar os restos de comida dos pratos, panelas e talheres antes de ensaboá-los.  O melhor é remover os restos de comida com a ajuda dos talheres e guardanapos e depois lavar a louça diretamente.

Junte o máximo de roupa possível antes de usar a máquina de lavar.

Substitua as lâmpadas fluorescentes por LED, pois estas têm maior vida útil e são mais eficientes energeticamente.

Continua depois da publicidade

Não deixe a TV ligada à toa e tire o computador da tomada quando não estiver em uso. O mesmo vale para todos os eletrônicos e eletrodomésticos, uma vez que o modo standby consome grandes quantidades de energia sem que as pessoas percebam.

Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Inmetro, que indicam os mais eficientes energeticamente.

Opte por bens duráveis ao invés dos descartáveis;

Continua depois da publicidade

Implemente os 5Rs no cotidiano (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);

Dê o destino correto para os resíduos (por exemplo, separar para a reciclagem);

Reduza as embalagens no dia a dia.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software