Antes de realizar uma oferta, contudo, é prudente ler atentamente o edital do leilão / Divulgação/Correios
Continua depois da publicidade
Os Correios realizam no próximo dia 02 de maio, o leilão de cerca de 50 mil itens de objetos postais tidos como refugo. De acordo com a empresa, os objetos são considerados refugo após diversas tentativas frustradas de entrega, não sendo reclamados pelo destinatário, nem pelo remetente.
Os itens disponíveis estão divididos em seis lotes, que incluem celulares e equipamentos diversos, como máquinas de costura e instrumentos musicais, além de material de microinformática, a exemplo de impressoras, notebooks e tablets.
Continua depois da publicidade
Os lances iniciais variam de R$ 2,4 mil a R$ 253,5 mil, sendo que tanto pessoas físicas como jurídicas podem participar da disputa. Para isso basta se cadastrar na plataformaLicitações-e e, após essa etapa, se habilitar para enviar propostas de forma eletrônica.
Antes de realizar uma oferta, contudo, é prudente ler atentamente o edital do leilão. No documento há maiores detalhes sobre cada lote e informações sobre formas de pagamento e retirada, em caso de arremate.
Continua depois da publicidade
De acordo com os Correios, antes de ser considerado refugo, são realizadas três tentativas de entrega ao destinatário, em caso de "Destinatário Ausente". Para as ocorrências de "Recusado"; "Mudou-se"; "Endereço insuficiente"; "Não existe o número indicado"; e ou "Desconhecido", é realizada uma tentativa de entrega.
Para as situações de "Endereço Insuficiente" e, "Não Existe o nº Indicado", após a tentativa de entrega, o objeto é encaminhado para entrega em agência, onde o destinatário pode ir retirar a encomenda.
Já para “Destinatário Ausente", após as tentativas em três dias subsequentes, o objeto é encaminhado para a Agência dos Correios mais próxima e aguarda a retirada pelo destinatário, que é avisado sobre através do aviso de retirada. Após todas essas tentativas de entrega, o objeto é devolvido ao remetente, quando sofrerá o mesmo tratamento: tentativas de entrega, encaminhamento para uma agência e guarda para que o remetente o retire. Isso não ocorrendo, ele será disponibilizado por mais um prazo de 90 dias, até ser convertido em refugo.
Continua depois da publicidade
Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo.