A cidade de São Paulo comemora os seus 467 anos, majoritariamente, de forma virtual / Alexlml
Continua depois da publicidade
Na próxima segunda-feira, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 467 anos. Sem os tradicionais shows que lotam o Vale do Anhangabaú, a Avenida Paulista e diversos outros pontos da Capital, por conta da pandemia do novo coronavírus, em 2021, a cidade comemora de maneira virtual.
Selo de John Lennon
Continua depois da publicidade
No dia em que São Paulo comemora os seus 467 anos, o MIS (Museu da Imagem e do Som) lança um selo exclusivo de John Lennon, em parceria com os Correios. O item celebra também o aniversário de 50 anos do Museu, os 80 anos de nascimento de John Lennon e os 40 anos de seu legado para a cultura mundial. O selo poderá ser adquirido nas agências do Correio e na loja do MIS. Além disso, no dia 25, a exposição “John Lennon em Nova York por Bob Gruen” estará aberta ao público com entrada gratuita. Os ingressos devem ser reservados em www.mis-sp.org.br. O Museu da Imagem e do Som fica na avenida Europa, 158, Jardim Europa.
Oficina Cultural Maestro João Serrano
Continua depois da publicidade
A Oficina Cultural João Serrano irá promover uma série de atividades para celebrar o aniversário da maior cidade do Brasil. Artes visuais, literatura, preparação de receitas, teatro e música fazem parte da programação. Um dos destaques será o show da banda NB, que apresentará canções da época da Jovem Guarda e terá seus artistas caracterizados como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, entre outros. O show da banda NB acontece no dia 25, das 15h às 16h30. A programação da Oficina Cultural poderá ser acompanhada a partir das 10h30, no Facebook.
Bolo do Bixiga
Todo dia 25 de janeiro, o bairro do Bixiga costuma comemorar o aniversário de São Paulo com um bolo que traduz em metros, a quantidade de anos que a cidade está fazendo. Este ano, porém, o bolo será virtual, com vídeos de pessoas segurando um bolo e parabenizando a cidade.
Continua depois da publicidade
São Paulo por meio da História das Mulheres
O olhar de mulheres modernistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu, serão a perspectiva de quem acompanhar a facilitadora Thaís Carneiro, por um passeio virtual pelos principais pontos turísticos da cidade. “Analisaremos em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história”, diz Thaís. O passeio acontecerá de maneira on-line, dia 25, das 15h às 16h30. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos via Sympla.
Sanduíche e Japonês
Continua depois da publicidade
Quem não quiser ficar em casa no dia 25 também têm opções de atividades, sobretudo se quiser sair para comer. Para homenagear a cidade, a hamburgueria Tradi, por exemplo, criou o Paca, um sanduíche de pernil, vinagrete e queijo prato, inspirado nos lanches vendidos em frente ao estádio do Pacaembu em dia de jogo. Outra opção é o combinado “Homenagem à São Paulo- 467 anos”, criado pelo renomado Chef Brito, do restaurante japonês Kiichi, que ficará disponível somente nos dias 23,24 e 25 de janeiro. A Tradi fica na rua Diogo Jacome, 391 - Vila Nova Conceição; e o Kiichi atende na alameda Lorena, 138 – Jardins.