Bertioga

Teste para Guarda Municipal gera mobilização em Bertioga

Participantes usam redes sociais e ligam para o Diário para reclamar da realização do Teste de Aptidão Física

Carlos Ratton

Publicado em 04/07/2023 às 07:00

Compartilhe:

Um dos participantes postou que teria se machucado no trajeto destinado ao teste de aptidão física / Arquivo Pessoal

Uma parte dos participantes que realizaram o teste de aptidão física para ingresso na Guarda Municipal de Bertioga está questionando a suposta forma inapropriada com que o certame foi realizado no dia 25 de junho. Alguns entraram em contato com o Diário do Litoral.

Segundo revelam, o local para as corridas era inadequado. Houve casos de automóveis estacionados no meio da pista; obstáculos na via, que fizeram vários candidatos caírem e se machucarem; impossibilidade dos candidatos visualizarem as marcações das distâncias da pista; até seis candidatos por vez na corrida de 50 metros, gerando a possibilidade de acidentes e casos de pessoas invadindo a área da corrida.

Também revelam atraso em excesso para início das atividades e a falta da existência de ata para registro dos ocorridos. Ainda não teria havido aferição de altura conforme estabelecido em edital (geralmente, nos concursos, fazem isso no dia do teste físico) e espera por mais de quatro horas para começar os testes, sendo que os candidatos ficaram sem comer por esse tempo todo.

Os candidatos informam que alguns realizaram o teste no período noturno, sem iluminação adequada e até a ambulância que estava no local teve que iluminar usando os faróis. No sábado, alguns candidatos já haviam reprovado no abdominal e, mesmo assim, foram no domingo realizar as corridas.

Eles alertam que ficaram por longo período sem poder ir ao banheiro, beber água e que um candidato chegou a se acidentar em função dos problemas apresentados e que deverão recorrer para que a Administração providencie nova oportunidade de fazer o teste de aptidão física.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade informa que contratou uma empresa para estar à frente do concurso com expertise internacional e que a tecnologia utilizada no concurso é a mesma utilizada nas corridas de São Silvestre, e que, assim como foi o teste, a São Silvestre é realizada nas ruas de São Paulo.

Revela que os candidatos tinham água disponível o tempo inteiro das provas, com bebedouros nos locais das avaliações e havia vários banheiros disponíveis para uso tanto no Ginásio de Esportes quanto no Paço Municipal, durante os dois dias de avaliação.

Garante também que uma ambulância permaneceu no local das provas durante todo o período das avaliações, para atendimento de possíveis emergências que viessem a ocorrer.

Por fim, a Prefeitura de Bertioga informa que existem meios oficiais para manifestações e informações, como o e-mail: [email protected] e que, após a divulgação do resultado, será aberto o prazo recursal, conforme disposto no Edital que rege o Concurso Público.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Sistema prevê ressacas e inundações com dias de antecedência no litoral de SP; conheça

O boletim Saric será emitido toda vez que uma praia, - ou mais de uma -, entra em estado de atenção ou alerta

Diário Mais

Estudo preocupa ao encontrar microplásticos no cérebro de pessoas em São Paulo

As partículas e fibras deste material aumentam os riscos de morte por AVC e infarto

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter