A Vila de Itatinga será reaberta ainda neste semestre / Divulgação/PMB
Continua depois da publicidade
Na última segunda-feira (24), o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, assinaram compromisso para dar início, ainda neste semestre, às visitações públicas à Vila de Itatinga.
O tesouro natural e histórico de Bertioga abriga a usina hidrelétrica do Porto de Santos, que completa em outubro deste ano 114 anos de existência.
Continua depois da publicidade
O termo de acordo de cooperação técnica foi firmado na própria Vila de Itatinga, com a presença de vereadores e também de antigos moradores, que há mais de 10 anos não tinham a oportunidade de voltar ao local.
Emocionadas, muitas pessoas que passaram a infância no local, e hoje moram em Bertioga, reviveram momentos importantes de suas vidas.
Continua depois da publicidade
Um dos tesouros históricos mais valiosos e ponto de referência na história e engenharia do país. Assim é a Vila de Itatinga, localizada em meio à Mata Atlântica, em Bertioga. A Vila de Itatinga, com sua rica história e beleza natural, é um patrimônio de Bertioga que merece ser conhecido e preservado.
Para chegar, é necessário atravessar o Rio Itapanhaú de barco, com um trem que te leva para a Vila, que conta com diversas trilhas com cachoeiras, a capela Nossa Senhora da Conceição com uma arquitetura inglesa, campo de futebol, além da Usina Hidrelétrica, que supre até hoje parte das necessidades energéticas do Porto de Santos.
A Prefeitura de Bertioga fará agora o credenciamento das agências de viagens que vão operar as visitas guiadas, seguindo sempre as recomendações de segurança dos técnicos da APS, informou o prefeito Caio Matheus, que agradeceu ao presidente Pomini por ter atendido um antigo pleito de Bertioga e que tentava viabilizar desde o início do seu primeiro mandato.
Continua depois da publicidade
Nesta primeira fase, as visitas serão restritas à Vila de Itatinga, que tem 70 casas na sua área principal, além de escola, igreja, posto médico e a estrutura do antigo cinema, que funcionava no local, que já foi habitado por mais de 100 famílias, incluindo os moradores da parte alta e da área da antiga fazenda.
Na segunda fase está prevista visitação às várias trilhas existentes nos arredores, sempre muito ricas em vida animal e com exuberante da Mata Atlântica.
Continua depois da publicidade