LITERATURA

Série de lives de escritor busca incentivar a leitura na Baixada Santista

Autor Marcos Martinz tem novo encontro nesta quinta (20), às 19 horas 

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2022 às 17:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Marcos Martinz está realizando uma série de lives descontraídas com a presença de convidados especiais / Divulgação

Continua depois da publicidade

Desmitificar o mercado dos livros e incentivar a leitura. Esses são os principais objetivos do escritor Marcos Martinz, do litoral paulista, com seu projeto "A Fantástica Fábrica de Livros". O autor está realizando uma série de lives descontraídas com a presença de convidados especiais. Nesta quinta (20), às 19 horas, a convidada será Cássia Carduci, autora best-seller na Amazon.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Livro sobre o goleiro Barbosa é lançado no Museu do Futebol

• De São Vicente para o mundo! Escritora participa da 92ª Feira do Livro de Lisboa

• 11ª Festa do Livro acontece no dia 13 de agosto em Santos 

Todas as transmissões acontecem no YouTube do Departamento de Educação de Mongaguá, sendo utilizada pela rede municipal de ensino do município e aberta ao público em geral.

Além de Pedro Bandeira, um dos maiores autores de livros infanto-juvenis do país, ter realizado a estreia do projeto, as lives tiveram como convidados a escritora Bianca Jung (referência nos livros de fantasia), a CEO do Grupo Ciranda Cultural, Clécia Aragão, e a produtora cultural Heloísa Melo. Os bate-papos têm pautas variadas, que trazem informações desde se existe receita para o livro perfeito até como participar de editais na literatura, mas sem perder a diversão no projeto.

Continua depois da publicidade

Marcos Martinz explica como idealizou o projeto. “Tive a oportunidade de lançar dois livros (“Até que a Morte nos Ampare” e “Mortinha da Silvia”) e percebi a dificuldade para publicá-los.

Enxerguei esse problema e notei que poderia contribuir e passar um pouco da minha experiência nesse cenário. Será uma troca de experiência bem bacana e tenho certeza que os convidados também trarão uma grande bagagem nos assuntos escolhidos”, conta o autor.

As coordenadoras das Áreas de Arte e de Língua Inglesa do Departamento de Educação de Mongaguá, Ana Flávia Nascimento Costa e Ariane Alves Macedo, respectivamente, esclareceram como o material está sendo utilizado no município.

Continua depois da publicidade

"As lives serão destinadas aos professores das áreas de linguagem em horário de formação continuada (HFC) e pelos alunos em horário de aula. A culminância da proposta é colaborativa a um projeto de leitura ‘Quem lê seus Males Espanta’ iniciado pelo município e a intenção é ofertar aos alunos a possibilidade de escrita de um livro", salienta Ana Flávia, lembrando que ambos os livros publicados de Marcos, “Até que a Morte nos Ampare” e “Mortinha da Silvia”, também são utilizados por Mongaguá.

O escritor cita ainda que aqueles que estão acompanhando todas as transmissões terão direito a um e-book especial. “Ofertaremos gratuitamente esse material que mostrará como lançar seu livro e chamar atenção das editoras, bastando apenas preencher um formulário. É uma forma de incentivar e possibilitar a entrada no mercado pelos participantes”, completa Martinz.

Confira a programação completa:
15/09 - 19h: A receita do livro perfeito existe? – Pedro Bandeira
22/09 - 19h: Os deliciosos livros de fantasia – Bianca Jung
29/09 - 19h: O bilhete dourado para escritores – Clécia Aragão
06/10 – 19h: O universo dos editais na literatura – Heloísa Melo
20/10 – 19h: Os independentes de sucesso – Cássia Carducci

Continua depois da publicidade

A Fantástica Fábrica de Livros é uma proposta premiada pelo Proac, edital 32/2021, sendo uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Mongaguá através das Diretorias de Cultura e Educação e produção de Marcos Martinz. 

AUTOR.
Morador da Baixada Santista, Marcos Martinz tem 21 anos e dois livros publicados pela Editora Ciranda Cultural. O jovem, que sofreu de depressão em sua adolescência e utilizou a escrita como refúgio, que, posteriormente, virou o livro “Até que a Morte nos Ampare” ao abordar o tema de forma leve. Já “Mortinha da Silvia” trata da temática do luto infantil, com ambos possibilitando o diálogo sobre o assunto no ambiente escolar e familiar. O escritor pode ser encontrado nas redes sociais com o @eumarcosmartinz

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software