Transmissão geralmente é feita em locais de agregação das aves / Wilson Dias/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A gripe aviária, ou influenza aviária, foi identificada em aves silvestres no Estado de São Paulo, por isso a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre os cuidados ao encontrar qualquer ave silvestre debilitada com sinais da doença.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A doença é viral e causa mortalidade em aves silvestres e domésticas. Entre os sintomas da doença estão: dificuldade para se manter parado ou caminhar, dificuldade para respirar, corrimento ocular e torcicolo ou posição anormal da cabeça.3
A transmissão geralmente é feita em locais de agregação das aves, como locais de reprodução e alimentação, por meio da água de superfícies contaminadas, secreções nasais ou oculares e fezes.
Segundo a Secretaria de Saúde, é importante não tocar em aves mortas ou doentes, ao avistar o animal que aparenta estar com os sintomas, é necessário entrar em contato com o Instituto Gremar, por meio do telefone (13) 99711-4120, com o Departamento de Operações Ambientais (DOA), por meio do 153, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) (13) 3317-4079 ou Vigilância em Saúde (13) 3317-2058.
Continua depois da publicidade