Bertioga

Festival Indígena de Bertioga celebrará tradição e cultura dos povos originários em abril

O cantor Jorge Vercillo é uma das atrações do festival

Da Reportagem

Publicado em 28/03/2023 às 13:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O evento acontece de 19 a 23 de abril / Divulgação/PMB

Continua depois da publicidade

Está chegando o Festival Indígena de Bertioga – FIB 2023. Sucesso no ano passado, o evento, acontece de 19 a 23 de abril, no Parque dos Tupiniquins. A programação gratuita terá muita arte, esporte, gastronomia e diversas atrações para celebrar as tradições dos povos originários. 
 
Mais de 300 indígenas de diversas etnias do Brasil devem participar do festival. 
 
Além do povo Guarani da Aldeia Rio Silveira, de Bertioga, o FIB receberá representantes das etnias Bakairi (Paranatinga – MT), Bororo (Rondonopólis – MT), Xavante (Campinápolis – MT), Kaingang (Candido de Abreu – PR), Kuikuro (Canarana – MT), Kalapalo (Canarana – MT), Fulni-Ô (Águas Belas – PE), Pataxó (Porto Seguro – BA) e Terena (Aquidauana – MS).
 
Os cinco dias do festival prometem ser emocionantes. A programação terá oficinas de artesanato, pinturas corporais, danças, demonstrações de esportes e práticas corporais indígenas, apresentações da juventude indígena, cantos, rituais, dentre outras atividades.
 
No dia 22 de abril a atração será o show do cantor Jorge Vercillo. O cantor é um forte defensor da preservação da cultura indígena e do meio ambiente, realizando  diversas metáforas da natureza em suas letras, como "Encontro das águas", "Signo do ar" e "Arco-íris".
 
Segundo Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, o intuito é promover a troca de saberes referentes à cultura indígena, entre os nativos Guarani do Rio Silveira com outros povos indígenas e com o público participante, com reflexos na população local, regional e nacional.
 
Com o tema "Água é Vida", o festival traz a "Cerimônia das Águas", que busca levantar o debate sobre as crises ambientais, ressaltando os conhecimentos e sabedorias indígenas na Década Internacional das Águas dos Oceanos e Rios.
 
O Festival Indígena de Bertioga é realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena. O evento faz parte do calendário "Bertioga é + diversão e aventura 365", que tem o objetivo de impulsionar o turismo e acelerar a retomada econômica do Município.

 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software