Artigo

Saiba qual a posição da sua cidade no Índice de Desenvolvimento Sustentável

Fábio Tatsubô

Publicado em 27/08/2024 às 07:12

Compartilhe:

Fábio Tatsubô, chefe do departamentos dos ODS de Santos / Nair Bueno/Diário do Litoral

Para conhecer a maturidade da sua cidade em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) monitora e classifica todos os municípios do Brasil. Este programa é uma iniciativa que visa promover a sustentabilidade urbana, incorporando dimensões sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais no planejamento municipal. O PCS desempenha um papel crucial na sensibilização e mobilização dos governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuem para a redução das desigualdades sociais e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.

Ser signatário do Programa Cidades Sustentáveis traz benefícios para todas as prefeituras. O termo de adesão exige que se tenha um Plano de Metas, que é o Plano de Governo sendo executado durante o mandato, garantindo ao cidadão que o que foi prometido durante o período eleitoral seja cumprido no mandato; além disso, requer a coleta de dados e o monitoramento, que, em linhas gerais, envolvem compreender o que foi feito e o que está sendo feito — as métricas. Com esses dados, é possível entender o status dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC).

O PCS é uma mão na roda, oferecendo uma série de ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado. Entre essas ferramentas, destaca-se um conjunto de 260 indicadores alinhados aos ODS da ONU, que permitem monitorar e avaliar o progresso das cidades em diversas áreas da administração pública. Além do que, o programa inclui um banco de boas práticas, um programa de formação para gestores públicos e documentos de orientação técnica, todos disponíveis em uma plataforma web de acesso livre.

O IDSC, por sua vez, é uma ferramenta que permite avaliar o desempenho das cidades brasileiras em relação aos ODS. O índice oferece uma visão geral e integrada das cidades em cada um dos 17 objetivos, permitindo identificar virtudes e fragilidades no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Com dados de todos os 5.571 municípios brasileiros, a ferramenta é uma referência importante para gestores públicos, pesquisadores e cidadãos interessados em promover o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

A importância do PCS e do IDSC reside na capacidade de ambos fornecerem informações detalhadas e precisas sobre o desenvolvimento sustentável nas cidades. Essas informações são essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes, que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida nas áreas urbanas. Além disso, ao estimular a participação cidadã e o controle social, o PCS e o IDSC contribuem para a construção de uma governança mais transparente e democrática.

Sou fã do Programa Cidades Sustentáveis, pois ele ajuda os municípios a entenderem suas necessidades; o monitoramento de dados gera economicidade para a máquina pública, melhora a entrega dos serviços públicos, engaja a sociedade civil e a iniciativa privada, e cria um ambiente de confiança para ações conectadas. 

Para saber em que posição está sua cidade, acesse https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/ e digite o nome da sua cidade.

*Fábio Tatsubô, Movimento ODS Santos 2030

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter