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Rosana Valle - Ponte Ferroviária dos Barreiros: é o VLT rumo ao Litoral Sul!

Os 150 mil moradores do continente vicentino são os que mais precisam deste tipo de transporte, de caráter essencialmente metropolitano

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Publicado em 22/06/2021 às 06:39

Atualizado em 22/06/2021 às 13:35

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A deputada federal Rosana Valle / DIVULGAÇÃO

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Já cobrei à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, à Região Continental de São Vicente. Os 150 mil moradores do continente vicentino são os que mais precisam deste tipo de transporte, de caráter essencialmente metropolitano.

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Afinal, os moradores da Área Continental, em sua quase totalidade, trabalham longe dos bairros onde moram. Eles são obrigados, diariamente, a tomar uma ou duas conduções para seus locais de trabalho em Santos, Cubatão, Praia Grande, parte insular de São Vicente e até em Guarujá.

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O duro para quem vive na Área Continental é ver que o VLT chegou bem perto da Ponte dos Barreiros, mas não atravessou para o outro lado. Muitos até utilizam o VLT, descem na Estação Barreiros, e depois têm que tomar outra condução para chegar em casa depois de um dia de batente.

Por isso, estou pedindo que a EMTU assuma a recuperação da ponte ferroviária, por onde passa a linha do trem, junto da ponte rodoviária. 

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A EMTU precisa aproveitar, agora, que a Ponte Rodoviária dos Barreiros será toda reforçada e recuperada, com os recursos que consegui junto ao Governo Federal, para também deixar em condições de aproveitamento a linha ferroviária.

É pela Ponte Ferroviária dos Barreiros que vai passar o VLT, vindo de Santos, para alcançar os bairros da Área Continental de São Vicente. No momento, a EMTU, que é uma empresa do Governo do Estado, implanta a segunda fase do VLT em Santos. 

Mas entendo que a empresa deveria aproveitar este momento também para iniciar a recuperação da Ponte Ferroviária dos Barreiros. 

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Aliás, me preocupam também os rumores de que o Governo do Estado estava planejando extinguir a EMTU. Se esta ideia representar risco para a extensão do VLT para a Área Continental de São Vicente, isso não pode acontecer.

As autoridades estaduais precisam entender que, dando condições do VLT atravessar a Ponte dos Barreiros, este moderno, confortável, não poluente e silencioso sistema de transporte poderá chegar facilmente a todas as cidades do Litoral Sul. Afinal, há uma linha férrea desativada que passa por Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, seguindo até Cajati, no Vale do Ribeira. 

Estou falando da malha ferroviária desativada da Rumo, empresa que vai devolver o ramal, sem uso, ao Governo Federal. A empresa terá, inclusive, que pagar uma multa pela devolução dos trilhos sem utilização durante o período que teve a concessão do trecho.

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Pedi ao Governo Federal que o valor da multa seja aplicado na nossa região. E por que não utilizar este dinheiro, estimado em R$ 300 milhões, para estender o VLT para a Região Continental de São Vicente e todo o Litoral Sul?  A população merece.

* Rosana Valle, deputada federal

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