Artigo

Outubro rosa - mês da prevenção ao câncer de mama

Trata-se de uma doença de grande relevância, visto que acomete quase metade das cadelas e a maioria dos casos são malignos

Da Reportagem

Publicado em 13/10/2021 às 16:00

Atualizado em 15/10/2021 às 20:16

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Outubro rosa - mês da prevenção ao câncer de mama animal / Divulgação

Continua depois da publicidade

O movimento “Outubro Rosa” teve início nos Estados Unidos na década de 1990, desde então, anualmente, o mês de outubro é lembrado como o mês de incentivo à prevenção ao câncer de mama e é importante lembrar que os nossos pets também são atingidos. Trata-se de uma doença de grande relevância, visto que acomete quase metade das cadelas e a maioria dos casos são malignos. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), o câncer de mama atinge cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas. Apesar de haver maior incidência em cadelas e gatas fêmeas, em virtude da produção de hormônios como estrógeno e progesterona, os machos também são afetados, logo, deve ser feita a prevenção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Não há predisposição de raças, todas podem ser afetadas. O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento desordenado de células das glândulas mamárias do animal, envolvendo fatores hormonais, genéticos, ambientais e nutricionais. As neoplasias ocorrem em tamanhos e formas variadas, podendo ser malignas ou benignas.

Continua depois da publicidade

Nódulos e feridas na região mamária, devem ser analisados, na maioria das vezes não há nenhum sinal clínico e a doença avança de maneira silenciosa. Como tratamento, normalmente ocorre a remoção cirúrgica do tumor e a quimioterapia (as medidas variam de acordo com o caso). A melhor maneira de combater o câncer de mama é a prevenção, quanto mais precoce a descoberta, maiores são as chances de cura.

Em casa, os tutores devem ficar atentos a possíveis sinais que possam aparecer em seus pets, como lesões únicas ou múltiplas na região das mamas, a palpação é um ótimo método para identificar essas alterações. Lembrando que somente o médico veterinário com a realização de exames pode chegar ao diagnóstico correto. Texto da estudante de Medicina Veterinária Angélica Mariano Gonçalves Gomes.

Continua depois da publicidade

Edgard M. Brito
Dr. Edgard Morales Brito
CLÍNICA VETERINÁRIA

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software