Artigo

Exposição 'O Futuro é Agora' destaca o ODS por meio da arte

Projeto também prevê oficinas itinerantes, com uma mostra paralela que circulará por diferentes pontos da cidade

Fábio Tatsubô - Movimento ODS Santos

Publicado em 10/04/2025 às 08:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Projeto também prevê oficinas itinerantes, com uma mostra paralela que circulará por diferentes pontos da cidade / Divulgação

Continua depois da publicidade

No próximo dia 15 de abril, terça-feira, será inaugurada a exposição ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’. O evento tem início às 12h, na Praça Visconde de Mauá, no Centro de Santos, e reunirá trabalhos de 18 artistas que interpretam, de forma visual e criativa, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, além do 18º ODS, uma proposta brasileira voltada à igualdade étnico-racial.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a curadora Márcia Okida, a mostra tem como objetivo sensibilizar o público sobre a importância dos ODS e incentivar a reflexão acerca do impacto individual e coletivo na construção de um mundo mais sustentável. “Ainda hoje, quando falo sobre os ODS, muitas pessoas desconhecem o que são. Isso é surreal. Esta exposição é um projeto necessário, pois busca tornar esses objetivos mais acessíveis e compreensíveis para todos”, destaca.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Inscrições para o prêmio ODS Boas Práticas na Educação vão até março

• 'Meu Município pelos ODS' pode transformar os rumos da Agenda 2030 no Brasil

• ODS Santos se fortalece e vira núcleo do Movimento Nacional ODS SP

Um dos pilares da exposição é a interatividade. Cada obra estará exposta em um totem que, em um de seus lados, trará um espelho acompanhado da pergunta: ‘O que você está fazendo para o futuro agora?’. A proposta é estimular a autorreflexão dos visitantes, incentivando-os a considerar seu próprio papel na promoção dos ODS.

O projeto também prevê oficinas itinerantes, com uma mostra paralela que circulará por diferentes pontos da cidade. Bom Retiro, Vila Nova e Vila Progresso serão os primeiros bairros contemplados. Outros locais serão divulgados posteriormente.

Continua depois da publicidade

Para o CEO da Transbrasa, patrocinadora da exposição, Bayard Umbuzeiro Neto, apoiar a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a cidade. “A Transbrasa investe em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e geram impacto positivo para Santos. A exposição está em sintonia com os valores da empresa, com os ODS da ONU, e contribui para a construção de uma cidade mais sustentável, desenvolvida e humana”, afirma.

Evento de Abertura

O evento de abertura contará com uma série de pronunciamentos de autoridades, seguido da entrega de certificados aos 18 artistas participantes, que foram selecionados com base na diversidade de gênero, idade, etnia, orientação sexual e estilo artístico. São eles: Nane Anders, Carlos Roque, Calvo, Felipe Duarte, Ale Vilaverde, Andre Calvão, João Bruno, Pedro Fanupes, Gabriela Rodrigues, Maria Mendes, Chriscka, Romeu Khezuk, Giovanna Di Giacomo, Kitty Yoshioka, Emanuele Bispo, Marcos Guinoza, Márcia Okida e Dyego Ogeyd.

A cerimônia será aberta ao público e incluirá a apresentação musical da banda Água & Sal, que tem um conceito artístico alinhado ao evento. “Nossa música já traz temas ligados à natureza e ao desenvolvimento humano. Será incrível compartilhar essa mensagem com um público tão engajado”, projeta o vocalista Gabriel Panza, que lidera o duo, ao lado de sua irmã Isa Panza. Após os pronunciamentos e a entrega dos certificados, os visitantes poderão circular pela exposição, interagir com as obras e dialogar com os artistas presentes.

Continua depois da publicidade

A exposição ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’ tem patrocínio da Transbrasa e realização da Nunes Projetos Incentivados, com apoio da Prefeitura de Santos, Movimento ODS Santos 2030, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software