Artigo
Os participantes foram divididos em quatro categorias, contemplando tanto descendentes japoneses quanto admiradores da cultura nipônica
A cerimônia de premiação, com entrega de troféus e certificados, acontecerá no dia 11 de julho / Divulgação
Continua depois da publicidade
Nove talentos infantis e juvenis serão premiados no Concurso de Desenho Nipo-Brasileiro, que teve como tema "O sentimento de ser nipo-brasileiro(a)" ou "A influência da cultura japonesa em minha vida", durante o Festival do Japão, em São Paulo. A iniciativa, promovida por mais de dez entidades de diversas regiões do Brasil, incluindo a Baixada Santista, busca incentivar a expressão artística e fortalecer os laços entre as culturas do Japão e do Brasil.
Os participantes foram divididos em quatro categorias, contemplando tanto descendentes japoneses quanto admiradores da cultura nipônica. A Categoria Infantil incluiu crianças de 8 a 12 anos, enquanto a Categoria Juvenil abrangeu jovens de 13 a 17 anos. O concurso teve início em novembro e seguiu até o fim de dezembro de 2024. Desde então, as criações passaram por avaliação de um júri técnico formado por Márcia Okida, Sonia Luyten, Victor Inafuko e Fábio Tatsubô.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de premiação, com entrega de troféus e certificados, acontecerá no dia 11 de julho, na Área das Crianças do Festival do Japão, no São Paulo Expo, um dos maiores centros de eventos da capital paulista. Além disso, os desenhos selecionados ficarão expostos nos dias 11, 12 e 13 de julho, permitindo ao público apreciar as interpretações artísticas dos vencedores, que integrarão a mostra de 30 artes.
De acordo com Márcia Okida, designer gráfica e artista visual premiada de Santos, foi surpreendente notar como os participantes interpretaram o tema, indo além das expectativas iniciais. "Foi muito bacana perceber as abordagens escolhidas pelas crianças. Algumas retrataram a culinária, outras elementos simbólicos do Japão misturados ao Brasil. Fiquei surpresa com a criatividade delas ao unir essas duas culturas, que são tão distintas e, ao mesmo tempo, tão presentes na vida delas", afirmou.
Continua depois da publicidade
A gastronomia, por exemplo, destacou-se como um dos temas principais, superando até mesmo as referências a animes e mangás. "O sushi e o sashimi, por exemplo, misturaram-se com características brasileiras. Esse olhar sobre a gastronomia como um símbolo de troca cultural e de afeto foi algo que me marcou muito. Os desenhos não ficaram no básico, como simplesmente unir as bandeiras do Brasil e do Japão. Eles retrataram o dia a dia, a forma como vivem e amam essas duas culturas, demonstrando respeito e naturalidade na integração desses elementos à rotina", destacou.
Já a jurada Sonia Luyten destacou a diversidade de interpretações nos desenhos. "Deparei-me com ilustrações significativas, refletindo várias formas de amor e convivência com os legados culturais dos dois países. Muitos enfocaram a culinária, a dança, símbolos patrióticos, a alegria e temas ligados à natureza", disse.
A pesquisadora de São Vicen, reconhecida como uma das pioneiras no estudo acadêmico sobre mangás no Brasil e no mundo, também ressaltou a importância artística do concurso. "Mesmo com algumas especificações, os jovens desenhistas usaram a criatividade para expressar seus sentimentos e explorar formas, cores e proporções em uma folha de papel. Sem dúvida, essa iniciativa cumpriu seu papel de promover a preservação da memória e da cultura japonesa", finalizou
Continua depois da publicidade
Infantil / Categoria I – Nipo-descendentes
1º lugar: Laura Hitomi Nonaka (686 pts)
2º lugar: Bianca Takamune Sugimura (685 pts)
3º lugar: Ellen Miki Nonaka (675 pts)
Infantil / Categoria II – Admiradores
Continua depois da publicidade
1º lugar: Sofia Casorla Mascareñas (661 pts)
2º lugar: Laura Freire Mori (639 pts)
3º lugar: Eduarda Louyse da Paixão Maranhão (630 pts)
Juvenil / Categoria I – Nipo-descendentes
1º lugar: Giovana Miwa Takara (682 pts) – Menção Honrosa
2º lugar: Daniella Hikary Takaiama (629 pts) – Menção Honrosa
Continua depois da publicidade
Juvenil / Categoria II – Admiradores
1º lugar: Letícia Miwa Morita Nakano (667 pts)
O Concurso de Desenho Nipo Brasileiro é realizado graças à parceria entre diversas instituições dedicadas à valorização da cultura japonesa e ao fomento artístico, reunindo: Kosei Home Santos, AJS – Associação Japonesa de Santos, AOS – Associação Okinawa de Santos, AAA – Associação Atlética Atlanta, Associação Esportiva e Cultural Okinawa do Ipiranga, AOKB – Associação Okinawa Kenjin do Brasil, ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Itapevi, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia, Associação Nipo-Catarinense, Nipo Sumaré, Nippo Brasília, Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins e Victor Inafuko.
Continua depois da publicidade