Mesmo com a promessa de concessão do benefício em menos tempo, o trabalhador deve lembrar que os serviços do INSS são gratuitos e não é necessário pagar a intermediários para obtê-los / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
O INSS alerta a população para que evite usar intermediários – pessoas que prometem agilizar o processo e facilitar os pedidos – para solicitar auxílios, aposentadorias e pensões em suas agências de atendimento.
Mesmo com a promessa de concessão do benefício em menos tempo, o trabalhador deve lembrar que os serviços do INSS são gratuitos e não é necessário pagar a intermediários para obtê-los.
Continua depois da publicidade
Além disso, o trabalhador corre o risco de se envolver com fraudes. Isso porque os intermediários pedem a documentação do interessado ou de seus familiares – como carteiras de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito – que pode ser extraviada e até utilizada para fins ilegais. Com determinados documentos do segurado, o intermediário pode, até mesmo, receber o benefício em seu lugar.
A maioria das pessoas que procuram o serviço de intermediários é formada por trabalhadores que pretendem se aposentar por tempo de contribuição e que se julgam incapazes para dar entrada no requerimento ou fazer o acompanhamento do processo. Elas chegam a pagar valores de até 50% do benefício pela intermediação.
Continua depois da publicidade
O INSS esclarece que todo trabalhador tem condições de tratar pessoalmente de seus interesses nas unidades do órgão, que oferecem todas as orientações necessárias para a pessoa requerer sua aposentadoria, pensão ou auxílio e não cobram nada pelo serviço.
Há ainda opções que podem facilitar o acesso do trabalhador aos serviços previdenciários como, por exemplo, a internet. Pelo site www.meu.inss.gov.br, o segurado pode pedir salário-maternidade, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, sem precisar sair de casa. Além disso, pode agendar dia e hora para ser atendido em uma das unidades do INSS, retirar o extrato de contribuições, saber quais os documentos exigidos para pedir cada tipo de benefício e muitos outros serviços. Outra opção é o telefone 135, que também fornece informações e agenda o atendimento nas unidades do INSS.
Fique alerta!
Continua depois da publicidade
Se precisar de informações, procure por uma unidade do INSS, acesse o site meu.inss.gov.br ou ligue para o 135. Confie apenas nos meios oficiais para realização do atendimento.
Continua depois da publicidade