Segurados do INSS já podem ir consultando as datas em que receberão seus benefícios previdenciários e se programando para o ano de 2017 / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
Aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS que têm auxílios por incapacidade e outros benefícios mensais podem ir se programando para receber os benefícios do INSS no ano que vem. É que a Previdência Social acaba de divulgar o calendário de pagamentos de benefícios 2017.
O novo calendário de pagamentos do INSS já está disponível para consulta na página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).
Continua depois da publicidade
Os depósitos seguem a mesma metodologia de anos anteriores. Os primeiros segurados a receber são aqueles que ganham até o piso previdenciário, correspondente ao salário mínimo, e ocorre durante os cinco últimos dias úteis do mês. O pagamento para quem recebe acima do mínimo começa nos primeiros cinco dias úteis do mês. Quando a data de pagamento cair em feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte.
Em janeiro de 2017, a folha de pagamento começa no dia 25 e termina no dia 7 de fevereiro. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito.
Continua depois da publicidade
A Previdência paga todos os meses mais de 33 milhões de benefícios, injetando na economia do mais de R$ 37 bilhões.
Para definir o dia em que o dinheiro será depositado são levados em consideração o valor que o segurado recebe e o final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito. Terão o dinheiro primeiro os segurados com benefício de até um salário-mínimo. O pagamento começa cinco dias úteis antes do final do mês. Já para quem recebe acima do piso nacional, o calendário começa no primeiro dia útil do mês.
Quando a data de pagamento coincide com feriados, o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte. Isso acontece, por exemplo, no pagamento de fevereiro. Por causa do Carnaval, no dia 28, o dinheiro cairá na conta entre 20 e 24 de fevereiro e, depois, seguirá entre 2 e 8 de março.
Continua depois da publicidade
Aposentado já consegue consultar o valor do 13º
A segunda parcela do 13º salário do INSS já aparece nos extratos de pagamento dos aposentados que ganham acima do salário mínimo e que terão o dinheiro depositado na conta a partir do dia 1º.
Continua depois da publicidade
A folha de pagamentos já está pronta e quem quiser saber o valor exato de seu benefício, basta acessar o site da previdência social, pela internet.
Os segurados que ganham salário mínimo já estão recebendo o 13º desde quinta-feira. O abono natalino é pago junto com o benefício do mês de dezembro.
Os demais segurados vão receber os dois benefícios a partir do dia 1º de dezembro. O calendário de pagamento seguirá até 7 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Atualização de cadastro do INSS não precisa ser agendada
Os segurados que precisam atualizar o tempo de contribuição no Cadastro Nacional de Informações Sociais do INSS não precisam mais fazer o agendamento.
Eles podem ir direto à agência da Previdência Social ou esperar o pedido da aposentadoria para fazer a inclusão dos anos de trabalho que estão fora do cadastro.
Continua depois da publicidade
A decisão de não fazer mais o agendamento desse serviço foi comunicado a todos postos do INSS do País através de um memorando interno.
Se você tem algum documento para provar um tempo de serviço a ser inserido em seu cadastro previdenciário, pode, portanto, ir direto a um posto do INSS.
Continua depois da publicidade