Guarujá

Guarujá realiza mega mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta (30)

Quase 200 pessoas participam da ação, com concentração a partir das 8h30 na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2018 às 15:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Serão quase 200 pessoas envolvidas na ação, entre agentes comunitários de saúde, agentes de controles de endemias e outros servidores, que estarão concentrados a partir das 8h30 na Praça 14 Bis / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (30) acontece o Dia D – Dia Nacional de Combate às Arboviroses. E a Prefeitura de Guarujá realiza um mega mutirão para alertar e sensibilizar a população contra as doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Serão quase 200 pessoas envolvidas na ação, entre agentes comunitários de saúde, agentes de controles de endemias e outros servidores, que estarão concentrados a partir das 8h30 na Praça 14 Bis (em frente ao Chris Shopping), em Vicente de Carvalho. De lá, sairão para o trabalho no bairro.

Continua depois da publicidade

A mobilização teve início na última segunda-feira (26), com a Semana de Combate às Arboviroses. Nesse período, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas dos agentes de controle de endemias e dos agentes comunitários de saúde às residências, que também orientaram a população a fazer a sua parte, vistoriando suas casas, verificando se há larvas do mosquito e eliminando possíveis focos. Outras secretarias municipais participaram da ação, realizando atividades paralelas.

De acordo com Ana Lúcia Gama da Cruz, coordenadora do Controle de Dengue no Município, a participação dos moradores é fundamental para o sucesso da iniciativa, já que os criadouros do mosquito são produzidos por nós mesmos. "É importante a participação de toda população, cada um dedicando um tempinho para fazer uma vistoria em suas casas, no local de trabalho, verificando a existência de larvas e possíveis criadouros", ressaltou.

Continua depois da publicidade

Ana Lúcia reforça que uma simples tampinha de garrafa, uma calha desnivelada, caixa d'água descoberta e garrafas entre outros objetos inservíveis são potenciais criadouros por acumularem água da chuva. 

"Podemos evitar a proliferação do mosquito com estas e outras medidas simples. Outro item a ser observado são as bandejas que ficam embaixo da geladeira, que também acumulam água", observou a coordenadora.

O que são arboviroses? São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software