A atividade faz parte da programação do Julho Amarelo / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Para ajudar a diagnosticar uma doença silenciosa, de fácil transmissão e que pode evoluir e levar à morte, o Grupo Esperança, com apoio da Prefeitura, está realizando a testagem rápida da hepatite C em locais de grande movimentação. A atividade, que faz parte da programação do Julho Amarelo – Mês de Luta contra as Hepatites Virais, teve início nesta terça (3) no AME Santos, ambulatório de especialidades do governo estadual à Rua Alexandre Martins, 70 (Aparecida), e seguirá quarta (4) e quinta (5), das 9h às 12h e das 13h às 16h.
A testagem rápida de hepatite C dura cerca de 10 minutos e a pessoa não precisa estar de jejum para a sua realização. Pode ser feita por quem tem mais de 12 anos, sendo o público-alvo pessoas com mais de 40 anos.
Continua depois da publicidade
Os munícipes de Santos que tiverem resultado reagente serão encaminhados para o Serviço de Atendimento Especializado - SAE Adulto (Rua Silva Jardim, 94), da Secretaria de Saúde, e moradores de outras cidades para os serviços especializados dos respectivos municípios.
"A transmissão da hepatite C pode ocorrer com o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como um aparelho de barbear ou alicate de manicure. O vírus permanece vivo fora do organismo por até 72 horas", explica o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso. Ele destaca a importância do diagnóstico precoce para evitar que a doença se desenvolva e possa causar cirrose hepática ou câncer no fígado, exigindo até a necessidade de transplante, lembrando que a doença tem cura e os medicamentos oferecidos pelo SUS têm eficácia de quase 100%.
Continua depois da publicidade
Outras ações
A testagem rápida da hepatite C pelo Grupo Esperança também está prevista para ocorrer no posto do Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro) nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho, das 8h às 17h.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santos, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, oferta a testagem rápida para as hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94) de segunda a sexta, das 8h às 12h. Outras iniciativas serão desenvolvidas durante o Julho Amarelo, entre elas capacitações de servidores, distribuição de material informativo e vacinação contra a hepatite B.
Continua depois da publicidade