Cotidiano

Prefeitura e Unisanta firmam parceria para instalação de base de pesquisa em Guarujá

Estudo resultará em catálogo inédito da fauna e flora da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 13/06/2018 às 20:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Por meio de parceria inédita, será implantada em Guarujá uma Base de Pesquisa Acadêmica Sustentável (BAPAS). Termo de cooperação técnica com este objetivo foi assinado entre a Prefeitura de Guarujá e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) na última terça-feira (12).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A base será instalada em um container adquirido pela universidade, que ficará em área cedida pela Prefeitura no Centro Esportivo Santa Cruz dos Navegantes. Nesse local serão realizados levantamentos de flora (Projeto SantaFlora) e fauna ( projeto SantaFauna) dos ecossistemas, além de atividades sustentáveis (Projeto Sustenta Guaru), em três regiões de Guarujá: Santa Cruz dos Navegantes, Góes e Serra do Guararu.

Continua depois da publicidade

"Um dos objetivos do projeto é constituir um espaço de estudos para professores e alunos da Unisanta com o propósito de disponibilizar a todos os pesquisadores, professores, estudantes e demais munícipes informações relacionadas à educação ambiental", afirma a responsável técnica pelo projeto na Prefeitura, Nanci Papareli Valero, bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Segundo ela, por meio do projeto "Sustenta Guaru" serão desenvolvidos eventos acadêmicos, como palestras, oficinas (reutilização de materiais recicláveis, artesanato com materiais reutilizáveis, horta vertical, gastronomia, compostagem doméstica, entre outros temas relacionados a sustentabilidade), além de workshops e a implantação de um plano de compostagem.

Continua depois da publicidade

Já o SantaFlora e SantaFauna visam a elaboração de um banco de dados sobre os trabalhos científicos realizados nas áreas que são alvo do estudo, realizando coletas de materiais, identificando as espécies coletadas e mapeando os ecossistemas da região, inclusão do Jovem Aprendiz atuando na área de monitoramento e elaboração de catálogo de espécies (fauna e flora) e ecossistemas das áreas estudadas. "Todo conhecimento científico produzido poderá ser apresentado em eventos científicos e através de publicações", afirma Nanci.

O termo de cooperação é válido por 10 anos, podendo ser estendido por igual período. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, enalteceu a iniciativa. "É um trabalho maravilhoso, e as nossas portas estarão sempre abertas. Acredito muito na força das parcerias, e vejo esse momento com muita alegria".

O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, destacou que a Unisanta é uma grande promotora da cidadania. "Neste 'Dia dos Namorados', estamos celebrando esse casamento. Que seja muito próspero".

Continua depois da publicidade

A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, se mostrou emocionada com o momento. "Nos sentimos engrandecidos. Como vivemos a falta de recursos no mundo, temos que pensar muito bem no que vamos fazer para agir no caminho certo. Essa é uma parceria em prol da vida".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software