Cotidiano

Prefeitura de Guarujá deve adotar transporte por BRT

Na última quinta-feira (5), a administração municipal promoveu audiência pública sobre o assunto

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2018 às 19:01

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Guarujá deve ter um novo modelo de transporte coletivo / Divulgação/PMG

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Guarujá deve ter um novo modelo de transporte coletivo nos próximos anos. Isso é o que foi apresentado aos munícipes na audiência pública do modelo de Concessão do Transporte Público, realizada na quinta-feira (05), no auditório da Unaerp. De acordo com o edital, que deve ser lançado no próximo mês, a Cidade deve ter o modelo de Bus Rapid Transit (BRT), tendo como responsabilidade da empresa que vencer a licitação a adaptação de uma nova frota com novos modelos de veículos.

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"Esse governo acredita que transporte público não é fonte de arrecadação para o Município. Acreditamos que o transporte público deva ter qualidade e conforto, pois é um direito básico do morador de Guarujá", destacou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

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Esta nova audiência pública ocorreu devido às modificações feitas no edital, em relação ao lançado pela administração anterior, que entre uma de suas premissas previa a obrigatoriedade do pagamento de uma taxa de outorga ao Município, por parte da empresa vencedora da concorrência.

"No contrato anterior havia a exigência de construção de dois terminais, o que foi feito em Vicente de Carvalho e no Ferry Boat. Já o lançado pela antiga administração, não havia a previsão de novos terminais e nem instalação de ar-condicionado nos veículos e wi-fi livre", pontuou Venâncio. Este novo edital a ser lançado vai ao encontro do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (Lei n.º 216/2017).

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O novo edital prevê a concessão pelo período de 20 anos, em lote único, para a prestação e exploração do serviço público regular de transporte coletivo de passageiros na Cidade. O vencedor será o que oferecer o menor valor de tarifa de remuneração, sendo necessária a demonstração de experiência na operação de serviços de transportes. Ele também deverá fixar prazos para o inicio da operação e instalação de garagens compatíveis com a jurisprudência do TCE-SP e seguir um cronograma para a realização das benfeitorias no sistema viário urbano adequado para o BRT.

Dentro das exigências feitas pela Prefeitura à empresa vencedora, está a instalação de um sistema de Transporte Público com Tecnologia BRT (Bus Rapid Transit); investimentos do concessionário na Infraestrutura do Transporte Público; melhoria real da qualidade do transporte oferecido, com maior conforto e oferta de viagens; utilização de ônibus articulados, padron e microônibus, todos adaptados para pessoas com deficiência, ar condicionado e wifi. Ainda há a previsão de implantação de serviços executivos e turísticos, além de serviço especial gratuito operado com van adaptada para transporte de pessoas com deficiência e com tecnologia de informação e controle.

Segundo o diretor de Trânsito e Transporte Público de Guarujá, Rodrigo Beccari, o estudo da nova rede de transporte público parte da premissa de que as pessoas não devem ficar muito tempo esperando o ônibus. "Queremos algo integrado, em que as pessoas não fiquem por muitos minutos esperando seu coletivo passar", pontuou.

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De acordo com o estudo apresentado na audiência, a empresa deverá investir cerca de R$ 197 milhões neste projeto, incluindo a compra de 120 novos ônibus (entre articulados, padrons, convencionais, microônibus, doubledeck para turismo, executivos e vans, todos com ar-condicionado e wi-fi livre); infraestrutura (instalação de corredores exclusivos de ônibus, pontos de ônibus, estações de embarque e desembarque, além da reforma e construção de terminais); instalação da tecnologia necessária e construção da garagem para a frota.

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