O Dia Mundial de Luta conta a Aids é neste sábado / Reprodução
Continua depois da publicidade
Neste sábado (1º), Dia Mundial de Luta conta a Aids, a Secretaria de Saúde de Guarujá, por meio do Centro de Testagem, Aconselhamento, Prevenção e Treinamento (CTAPT), promoverá ações de orientação sobre a doença, além de testagem rápida e distribuição de preservativos.
As atividades acontecem das 10 às 16 horas. Haverá pontos de panfletagem e distribuição de preservativos na estação das barcas de Vicente de Carvalho, no Terminal de Passageiros do Ferry Boat (Praça das Nações Unidas s/n – Vila Ligia) e no Terminal Rodoviário (Avenida Santos Dumont, 840 – Santo Antônio).
Continua depois da publicidade
Também serão montadas tendas com pontos de orientação e testagem rápida para HIV, nos seguintes locais:
- Praça dos Expedicionários (Praia de Pitangueiras)
Continua depois da publicidade
- Av. Miguel Stefano - em frente ao Casa Grande Hotel, na Praia da Enseada
- Trevo do bairro Santa Rosa
- Sociedade Amigos do Perequê (SAPE), na Estrada Guarujá-Bertioga, 80
Continua depois da publicidade
Na Praça 14 Bis, além de uma grande tenda para a realização dos testes, haverá outras duas menores para orientações à população e distribuição de informativos e preservativos (masculino e feminino).
A coordenadora do CTAPT de Guarujá, Márcia Helena Rodrigues, ressalta que as ações são voltadas para que a população não esqueça que a prevenção é muito importante para se evitar o contágio. "O objetivo principal é chamar a atenção novamente para a Aids, lembrar que a doença ainda existe, e as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância da prevenção".
1º de Dezembro
Continua depois da publicidade
Há 30 anos - no dia 27 de outubro de 1988 - a Assembléia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro, como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da doença - o HIV - 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já haviam falecido.