As eleições mais concorridas das últimas duas décadas de São Vicente conta com nove nomes na disputa pelo Executivo / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
No próximo dia 2 de outubro, os mais de 1,3 milhão de eleitores da Baixada Santista vão às urnas durante as eleições municipais de 2016. Além de elegerem os prefeitos e vereadores, um cargo constantemente esquecido e pouco considerado pode mudar os rumos do pleito após os recentes acontecimentos do País: o de vice-prefeito.
Segundo na hierarquia do Executivo municipal, o vice assume a função de titular caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado. Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.
Continua depois da publicidade
Nesta edição, o Diário do Litoral analisa as cidades de Cubatão e São Vicente.
Cubatão
Continua depois da publicidade
Postulante pelo PSDB, o atual vereador Ademário tem como vice na coligação ‘Juntos por Cubatão’ - formada pelo PSDB, DEM, PTB e PT do B – o engenheiro Pedro de Sá (PTB). Ele trabalhou como servidor em quatro governos diferentes: Osvaldo Passarelli, Nei Serra, Clermont Castor e Marcia Rosa.
Doda, do PSB, tem como vice na coligação ‘Aliança por Guarujá’ - que une PR, PMN, PHS, PSDC, PMB, PSC e PSB – o trabalhador da construção civil Geraldo Guedes (PR). Legislador em três mandato, Guedes chegou a figurar com candidato no começo do ano.
Na coligação ‘Para Cubatão Avançar’, que une o PT, PV, PDT, PSD, PEN, PROS, PC do B e PTC, o vereador Fábio Inácio tem como vice o engenheiro Pedro Hildebrando (PSD). Sem coligações, Dinho Heliodoro (SD) tem como vice o ex-sindicalista Joaquim Amaro Dantas, o Joaquim da Santista.
Continua depois da publicidade
Wagner Moura, do PMDB, tem como vice o médico Paulo Rosa (PPS). A coligação ‘Construindo Uma Nova História’ une o PMDB, PPS PRB, PP e PPL.
São Vicente
As eleições mais concorridas das últimas duas décadas de São Vicente conta com nove nomes na disputa pelo Executivo.
Continua depois da publicidade
Sem coligações, o vereador Alfredo Martins (PT) tem como vice Maria Eurides, moradora da Área Continental e líder comunitária nas áreas de saúde e educação. Paulo Lacerda, o Paulinho Alfaiate, do Solidariedade tem como vice a Dra. Vitória, cirurgiã dentista que disputa sua primeira eleição.
Na coligação ‘Juntos por São Vicente’, o também vereador Júnior Bozzela (PSD) tem como vice Fernando Xavier (PDT), que despontou no início do ano como pré-candidato. A coligação une PSD, DEM, PDT, PSL, PT do B, PTN, PRB e PC do B.
O vereador Pedro Gouvêa (PMDB) tem como vice a professora Lurdinha do PSDB, que é moradora da Área Continental. A coligação ‘Força para Recomeçar’, que une 15 partidos: PMDB, PSDB, PP, PPS, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PMB, PSB, PV, PRP, PEN, PPL e PROS.
Luciano Batista (PTB), ex-deputado estadual e ex-presidente da Câmara de São Vicente tem como vice o Capitão Edson, militar do Exército do mesmo partido. A coligação ‘Só o trabalho constrói’ une o PTB e o PTC.
Continua depois da publicidade
Kayo Amado (Rede) disputará a prefeitura ao lado do professor Maykon Santos, do PSOL na coligação ‘São Vicente: cidade para todos nós’. Fernando Bispo (PR) tem como vice Fernando Gomes.
Sem coligações, Davi Morgado (PSC) concorre ao pleito com o comerciante Dão Moreira, da Área Continental, como vice. O professor Marcelo Omena, do PCO, oficializou o aposentado Jair Vaz como vice.